As 5 redes "antissociais" que valem a pena conhecer

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/08/2014 às 8:57

Ilustração: Guilherme Castro/NE10. Ilustração: Guilherme Castro/NE10.

A preocupação com a privacidade e a saturação causada pelo excesso de informação vêm criando um novo fenômeno na internet, as redes "antissociais". São aplicativos e sites que procuram livrar o usuário de todos os problemas causados pelas atuais redes, que forçam uma interação e tornam a vida privada mais aberta.

Selecionamos redes sociais que apostam neste novo momento e usam o anonimato e até GPS para evitar encontros indesejados nas ruas. Veja abaixo.

LEIA MAIS

5 apps de fitness

5 apps para quem perdeu o smartphone

cloak

Cloak

(iOS e Mac)

Este é para quem é antissocial ao extremo. Se você não faz parte de nenhuma rede social e mesmo assim se vê obrigado a interagir com as pessoas na vida real, o Cloak te ajuda a se manter afastado de contato de qualquer tipo. O app usa o GPS do smartphone para evitar o encontro com pessoas que você não queira ver. Ele usa seus contatos do Foursquare, Instagram ou outra rede (tem esse "lado ruim" de ter uma conta ativa) e passa a localizar seus indesejados amigos através dos posts e check-ins.

secret1

Secret

(iOS e Android)

Apesar da grande interação em sua base de usuários, o Secret é uma das maiores redes antissociais que existem. Tudo porque os seus usuários anônimos não estão promovendo contato real, mas sim um isolamento baseado em segredos. Vem causando bastante polêmica por causa das postagens envolvendo calúnias, injúrias e difamação, além de crimes de ódio e racismo.

socialnumber

Social Number

(Web)

A rede permite que os usuários sejam identificados apenas com um número. Dessa forma será possível se expressar sem se preocupar com implicações das buscas sociais. Hoje em dia o usuário possui perfis interligados em diversas redes sociais - Facebook, Twitter, Foursquare. E por isso é fácil analisar todas essas postagens para saber os passos de uma pessoa. O Social Number propõe uma "despersonalização" para chegar a uma maior liberdade de expressão.

path

Path

(iOS e Android)

Uma das redes anônimas de maior sucesso, o Path permite que usuários conversem anonimamente. Seu maior diferencial é que é possível criar conversas particulares ou em grupo e até mesmo evitar pessoas indesejadas. Você também pode compartilhar suas conversas em redes sociais como Facebook e Twitter, mas segundo a empresa, o controle da privacidade é total.

mirage

Mirage

(iOS, Android)

Criados pelos mesmos inventores do Mobil, o israelense Moshe Hogeg, o Mirage tem uma ideia parecida com o Snapchat e o Slingshot. Nele as mensagens desaparecem após alguns segundos. O diferencial é que o conteúdo (no caso aqui, fotos) some tanto do seu celular quanto do servidor da empresa. Fica apenas na memória.