Chefe operacional do Facebook pede desculpas por experimento secreto

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 03/07/2014 às 13:43
Foto: AFP
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(Foto: AFP) A executiva disse que o Facebook não teve a intenção de irritar os usuários ao não comunicar a pesquisa. (Foto: AFP)

Após as autoridades de proteção de dados do Reino Unido terem anunciado que o Facebook seria alvo de uma investigação em decorrência de um experimento secreto realizado com os usuários, em 2012, a chefe operacional da rede social, Sheryl Sandberg, admitiu que existiram falhas na maneira de comunicar o experimento.

Segundo ela, o estudo foi parte de pesquisas que as empresas realizam para testar seus produtos, disse em um encontro com anunciantes em Nova Délhi (Índia). Sheryl também se desculpou pela falta de comunicação e afirmou que não era a intenção do Facebook irritar seus usuários.

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A descoberta de que 700 mil usuários foram alvos do experimento secreto realizado pelo Facebook em um período de uma semana não foi bem recebida e gerou uma repercussão negativa para a rede social. A pesquisa queria descobrir a influência dos conteúdos das postagens nos usuários.

Para isto, os pesquisadores fizeram com que no feed de notícias de algumas pessoas aparecesse apenas postagens positivas, enquanto que para outras apareciam apenas postagens de conteúdo negativos. A partir do experimento, eles concluíram que o conteúdo positivo ou negativo das postagens lidas pelos usuários influenciam no conteúdo postado por eles. [Com Info]