Facebook assume experiência secreta e gera repercussão de usuários

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 01/07/2014 às 9:51
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(Foto) Experiência foi realizada em 2012 com mais de meio milhão de usuários.

Mais uma polêmica envolvendo a maior rede social do mundo, o Facebook, gerou repercussão nos usuários. Desta vez, a de que o site, em 2012, utilizou os perfis de mais de meio milhão de usuários para realizar um experimento secreto sobre a influência das postagens de outras pessoas no humor de quem lê.

Sendo assim, um grupo de pesquisadores modificou, durante uma semana, em janeiro de 2012, o conteúdo mostrado no feed de notícias dos usuários através de um algoritmo. Para isto, os cientistas priorizaram para algumas pessoas os conteúdos com palavras com conotações positivas e, para outros, mensagens com teor negativo.

Leia Mais: Facebook manipula emoções dos usuários em experiência secreta.

De acordo com o Adam Kramer, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, o estudo foi feito com o objetivo de saber o impacto emocional do Facebook nas pessoas que utilizam o produto. Mesmo defendendo a pesquisa, Kramer admitiu que a publicação na revista científica "Proceedings of the National Academy of Science", em 17 de junho, não explicava claramente as razões de sua realização.

Nas redes sociais, a pesquisa do Facebook gerou repercussão, em que muitos acusavam a companhia de usar seus usuários como cobaias. No entanto, a política de privacidade da rede social inclui a possibilidade de utilizar os dados dos usuários para este tipo de manipulação e a aceitação obrigatória para todos que possuem conta.

O estudo mostrou que os conteúdos positivos exerciam um aumento correspondente de mensagens positivas, assim como as negativas também estimulavam postagens do mesmo tipo. Por isto, segundo os pesquisadores, as redes sociais atuam como "elementos de contágio" de emoções "em massa". [Via Info, Agência EFE]