Campus Party Recife espera receber 50 mil pessoas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/07/2012 às 13:38
Paco Ragageles na abertura da Campus Party Brasil 2013. Foto: Divulgação
Paco Ragageles na abertura da Campus Party Brasil 2013. Foto: Divulgação FOTO: Paco Ragageles na abertura da Campus Party Brasil 2013. Foto: Divulgação

Visão geral da arena da Campus. Todas as fotos: Igo Bione / JC Imagem

Tudo pronto para a Campus Party Recife, que começa nesta quinta na capital pernambucana. Pelo menos foi essa a impressão passada durante uma visita guiada ao lado dos organizadores nas instalações do Chevrolet Hall e Centro de Convenções, locais que abrigam o evento até o dia 1º de agosto. Ao total, a expectativa é de receber 50 mil pessoas.

LEIA MAIS

Governo investe R$ 1 mil na Campus Recife

FAQ: Saiba tudo sobre a primeira edição

"Esta edição no Recife será maior que a primeira Campus Party que fizemos em São Paulo", diz Bruno Souza, presidente do Instituto Campus Party. A ideia dos organizadores é criar um evento com cara própria. "Evitamos ficar comparando uma campus com outra. São as pessoas que participam que definem a personalidade que ela terá".

A edição no Recife terá um foco maior em empreendedorismo e inovação. "A Campus Party Recife é um evento nacional e não uma franquia. Vamos trazer uma nova abordagem para esta edição, aproveitando a vocação da cidade para inovar", afirma Souza. A expectativa é tornar a CPRecife anual, mas ainda irá depender do resultado deste primeiro encontro e dos diálogos com os patrocionadores e apoiadores. A escolha da cidade foi uma confluência de fatores, que uniram incentivo dos governos e desejo do público local. "Sempre notávamos que o público daqui que frequentava a CP era muito presente, atuante, ganhava prêmios. Ter um polo digital desenvolvido também influenciou".

Um dos palcos localizados no Chevrolet Hall

Estrutura - Todas as palestras acontecerão no Chevrolet Hall, onde já estão montadas todas as mesas que receberão os campuseiros. A internet de 5Gb será disponibilizada através de cabos e também por conexão sem fio. Ao todo serão 2 mil pessoas nessa área. Todos os ingressos estão esgotados.

O Chevrolet ainda recebe um espaço para oficinas e workshops e o Bar Camp, também chamado de Palco de Desconferência. Neste local, qualquer pessoa pode expor suas ideias, sem precisar de inscrição prévia. Ao todo serão 5 palcos, cerca de 200 atividades e mais de 250 palestrantes durante todo o evento. Tudo acontece simultaneamente, com exceção do palco principal, que tem atenção exclusiva no momento que está acontecendo.

"Este palco traz os destaques de nossa programação, como o criador do Partido Pirata, Rick Falckvengue, e a especialista em empreendedorismo, Bel Pesce", lembra Bruno.

Área onde serão montadas as barracas da Campus Party no Cecon

Camping - No Centro de Convenções, acontecem as diversas atividades da área Expo, que tem entrada gratuita e diversos eventos voltados ao público. É aqui também que as diversas empresas expositoras realizam suas ações. Nesta visita, pudemos ver uma área da Nagem onde ocorrerá um campeonato de games. A Locaweb, empresa de hospedagem, também já levantou sua estrutura, assim como o Governo do Estado. A Campus oferece a EducaParty, voltada para inclusão digital e que deve receber 1500 alunos de escolas públicas.

Já o acampamento tem duas áreas no Cecon. Cada uma irá receber uma parte das 800 barracas da Campus. Os primeiros campuseiros poderão se instalar a partir das 12h da quarta. Cada barraca recebe confortavelmente até duas pessoas. Detalhe importante para driblar o calor típico do Recife: apenas metade do camping terá ar-condicionado. "Infelizmente não foi possível refrigerar as duas áreas. Mas, muitas pessoas chegam às barracas apenas à noite, para dormir, quando o calor está mais ameno", explica Souza. "Em São Paulo também enfrentamos algo parecido, pois acontece em janeiro, no verão".

Na área externa do Cecon estão localizadas as duchas (com água quente e cabines) e o refeitório restrito aos campuseiros. É possível comprar as refeições por dia (R$ 40, por café, almoço e jantar) ou o pacote completo. Já no hall do Centro de Convenções, há um refeitório aberto ao público, com diversas opções de comida. Tudo funcionará 24h.

As noitadas da Campus Party Recife seguirão a mesma proposta da edição paulista, com atividades madrugada adentro. Além de festas organizadas pelos campuseiros, serão ministradas aulas de iniciação em desenvolvimento, com noções de software livre e programação. Também devem acontecer maratonas e campeonatos de games, além de debates e, claro, muito networking.

O presidente do Instituto Campus Party, Bruno Souza, que fez a visita guiada