Perguntas e respostas: Saiba tudo sobre a primeira edição da Campus Party Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/07/2012 às 14:24
campus-party-recife FOTO:

A primeira edição do maior evento de tecnologia do mundo no Recife, a Campus Party Recife pode levantar muitas dúvidas. Na semana que acontece o evento, o NE10 fez um FAQ para ninguém ficar perdido e para os campuseiros de primeira viagem aproveitarem ao máximo o evento. Veja abaixo. A ilustração acima é de Erika Simona.

Quando começa a Campus Party e onde vai ser?

A Campus Party Recife acontece no Chevrolet Hall e no Centro de Convenções, em Olinda, entre os dias 26 a 30 de julho deste ano. Quem não mora na cidade, o local é muito fácil de achar. Quase todos os ônibus no trajeto Olinda-Recife passam por lá. É possível saber mais detalhes de trajetos, tanto de transporte de público como de carro por aqui.

Exibir mapa ampliado

Como faço para participar da CP? Acabaram os ingressos!!1

Os 2 mil ingressos para a Campus Party se esgotaram a duas semanas do evento. Apenas 24 horas após serem liberadas para compra, no último dia 7 de junho, foram vendidas mais de mil entradas para o evento. As 800 vagas para camping também acabaram rápido.

Ainda posso ser um campuseiro?

Não é mais possível acampar nem assistir às palestras, mas qualquer pessoa pode ir visitar a área gratuita do evento, chamada de "Zona Expo", que fica no Chevrolet Hall. Nela, acontecem diversas atividades e um espaço reservado para inclusão digital. Os organizadores esperam mais de 3 mil visitantes neste setor. São cursos totalmente gratuitos e estão abertas para convidados a partir dos 6 anos. Veja o mapa abaixo para se situar.

Nunca acampei numa Campus Party? Onde o povo toma banho e se alimenta, por exemplo?

Para comer, existe um serviço de 'catering', disponível para compra na área de alimentação do evento. Pacote para 5 dias custa R$ 150,00 (dá direito ao jantar no dia 26 de julho, café da manhã, almoço e jantar para os dias 27 a 29 de julho, café da manhã e almoço no dia 30 de julho). Já o pacote por dia custa R$ 40,00 (com café da manhã, almoço e jantar). Banheiros, guarda-volumes e duchas estão disponíveis aos campuseiros e se localizam no Centro de Convenções.

Quais serão os destaques da Campus Party aqui no Recife?

Serão mais de 200 horas de conteúdo, entre palestras, oficinas, concursos e ações especiais. Os pilares serão empreendedorismo, inclusão digital, inovação e sustentabilidade. Rick Falkvinge, fundador do Partido Pirata, o bioartista Eduardo Kac e o blogueiro Cid, do Não Salvo, estarão presentes. Outro nome importante é o empreendedor social Julián Ugarde.

Serão quatro os palcos temáticos. Pitágoras trata de desenvolvimento, sistemas operacionais, software livre, segurança e redes. Galileu explora o desconhecido robótica, modding e hardware, astronomia, nanotecnologia, biotecnologia, hacking e biohacking. Já Michelangelo aborda tendências (alô alta social media!) e vai abordar música, design, fotografia, vídeo, mídias sociais e a blogosfera. Por fim, o Stadium será voltado para o lazer tecnológico e terá campeonatos e apresentações de games. Ainda há um Palco Principal e as ações especiais: Campus Fórum, o Green Tech, o Wayra Contest, o Barcamp, ações de Empreendedorismo e a Campus MeetUp, que será inaugurada no Recife.

Tudo será transmitido online para os manolos as pessoas que não conseguiram comprar ingresso para as palestras?

Sim, através deste link.

A internet será de graça?

A Vivo irá disponibilizar para os campuseiros uma internet com capacidade de conexão de 5Gbps. Além disso, os campuseiros terão acesso à rede com tecnologia HSPA+, conhecida como 3GPlus, que é 3 vezes mais rápida que a rede 3G. “Todo ano que fazemos a CP, aumentamos a velocidade da internet e aqui não será diferente”, disse o presidente da Vivo, Antônio Carlos Valente, durante passagem pelo Recife.

Por que Recife foi escolhida para receber uma edição da Campus Party?

Nas palavras do fundador espanhol do evento, Paco Ragaleles: "Pensamos: já estamos na maior cidade do Brasil, agora precisamos ir para a mais tecnológica". Esta edição local é a primeira do Brasil a acontecer fora de São Paulo e é fruto de conversas entre os organizadores, o Governo do Estado, e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Recife. O anúncio da edição local foi feito no dia 2 de março deste ano. A Telefonica/Vivo é a principal patrocinadora.