
Comissão da Alepe decide pela inconstitucionalidade de projeto que quer incluir igrejas em atividades essenciais em Pernambuco
A Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiu, por 5 votos a 3, se posicionar pela inconstitucionalidade do projeto de lei que quer tornar igrejas atividades essenciais no estado.
Na sexta-feira (05), o Blog antecipou que esse seria o resultado da votação no colegiado.
O projeto é de autoria do deputado Cleiton Collins (PP), que faz parte da bancada evangélica da Casa.
> Igrejas podem funcionar apenas de segunda a sexta, até as 20h, em Pernambuco
Pelo novo decreto do Governo de Pernambuco, em vigor desde a quarta-feira (03) até o dia 17 de março, as atividades não essenciais, como as igrejas, devem funcionar apenas de segunda a sexta-feira, entre 5h e 20h. Nos finais de semana, não podem funcionar presencialmente.
Votaram pela inconstitucionalidade do projeto o relator João Paulo (PCdoB) e também os deputados Antônio Moraes (PP), Tony Gel (MDB), Aluisio Lessa (PSB) e Diogo Moraes (PSB). Já os deputados Alberto Feitosa (PSC), Priscila Krause (DEM) e Romero Sales Filho (PTB) votaram pela constitucionalidade.
Cabe recurso da decisão da comissão ao plenário da Assembleia. Segundo apurou o Blog, deputados da bancada evangélica pretendem recorrer. A próxima sessão do plenário está prevista para a quinta-feira (11).
A bancada evangélica da Alepe é composta por 10 deputados: Erick Lessa (PP), Clarissa Tercio (PSC), Joel da Harpa (PP), Cleiton Collins (PP), Romero Sales Filho (PTB), Dulcicleide Amorim (PT), Fabíola Cabral (PP), William Brigido (Republicanos), Marco Aurélio (PRTB) e Adalto Santos (PSB).
MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.