Sarampo: Mais de 70 mil crianças e jovens devem se vacinar em Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/02/2020 às 17:59
Baixa cobertura da vacina tríplice viral, em vários municípios brasileiros, facilitou a reintrodução do sarampo no País (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
Baixa cobertura da vacina tríplice viral, em vários municípios brasileiros, facilitou a reintrodução do sarampo no País (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem) FOTO: Baixa cobertura da vacina tríplice viral, em vários municípios brasileiros, facilitou a reintrodução do sarampo no País (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Em Pernambuco, cerca de 70 mil crianças e adolescentes, de 5 a 19 anos, ainda precisam tomar a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A estimativa é que 10 mil pessoas desse grupo sejam moradores do Recife. Para proteger esse público, uma nova campanha nacional de vacinação foi iniciada, nesta segunda-feira (10), em todo o Brasil. A mobilização vai até 13 de março, com o Dia ‘D’ em 15 de fevereiro. Inspirada no conceito Mais proteção para a sua família, a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar.

Leia também:

Sarampo: campanha de vacinação começa segunda; 3 milhões de crianças e jovens estão desprotegidos

“A vacina tríplice viral está disponível de rotina nos postos de saúde. Mesmo assim, o Brasil inteiro está focado em chamar a atenção do público para importância de manter a caderneta de vacinação em dia. Continuamos com a circulação do vírus do sarampo em diversos Estados brasileiros, inclusive em Pernambuco, além da ocorrência da doença em diversos países. Com os pernambucanos devidamente protegidos, podemos quebrar a cadeia de transmissão no nosso Estado”, afirma a superintendente das Doenças Imunopreveníveis e Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.

A ação é voltada para as crianças e jovens que nunca forma vacinados, sendo necessárias nessa faixa etária duas doses da tríplice viral, com um intervalo de 30 dias entre elas, ou para aqueles que ainda não finalizaram o esquema. Quem está com a caderneta de vacinação em dia não precisa tomar novas doses. Essa é a terceira campanha desde 2019. Nas anteriores, foram beneficiadas as populações de 6 meses a 4 anos e 20 a 29 anos.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife disponibiliza a tríplice viral em mais de 150 postos da rede municipal, além de outras unidades de saúde abastecidas pelo Programa de Imunização do Recife. Para agilizar o atendimento, a prefeitura recomenda que as pessoas levem a carteira de vacinação e o cartão do SUS, se tiverem. O Recife aproveita a ida das crianças e jovens aos postos para atualizar a caderneta de imunização, aplicando outras vacinas necessárias.

Em Pernambuco, de acordo com os dados preliminares de 2019, foram aplicadas 808.920 doses da tríplice viral. O quantitativo é 54% maior do que o mesmo período de 2018 (524.356 doses). “Esse aumento é importante, pois significa que temos mais pessoas protegidas contra as três doenças inclusas na vacina. Mas precisamos continuar lembrando que o imunizante é disponibilizado de rotina e que cada faixa etária precisa finalizar todo o esquema para realmente estar imunizada. Já temos casos confirmados de adoecimento este ano, o que ratifica a necessidade de toda a população se conscientizar sobre a relevância da vacina para a saúde individual e também coletiva”, reforça Ana Catarina. Uma nova campanha contra o sarampo, prevista para agosto deste ano, será focada no público de 30 a 59 anos.