Sarampo: gêmeas de 1 ano são os primeiros casos confirmados em 2020 em Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/01/2020 às 21:27
Cobertura vacinal da segunda dose contra sarampo continua baixa em Pernambuco (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Cobertura vacinal da segunda dose contra sarampo continua baixa em Pernambuco (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) FOTO: Cobertura vacinal da segunda dose contra sarampo continua baixa em Pernambuco (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os dois primeiros casos de sarampo deste ano, em Pernambuco, foram confirmados em gêmeas de apenas 1 ano de idade, moradoras de Paulista, município do Grande Recife. A informação está no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES). No último dia 23, a Secretaria de Saúde de Paulista informou que uma delas começou a apresentar sintomas de sarampo nos primeiros dias do ano e, logo em seguida, a irmã também adoeceu.

"As irmãs gêmeas não tinham histórico de vacinação com tríplice viral, mesmo a dose zero ter começado a ser ofertada, no ano passado, a bebês a partir dos 6 meses. Ambas estão bem, mas precisaram ser internadas. Já tiveram alta hospitalar", informa a diretora de Vigilância Epidemiológica de Paulista, Ana Márcia Drechsler Rio.

A cobertura vacinal da tríplice viral (protege contra sarampo, caxumba e rubéola), no Estado de Pernambuco está em 95,6% na primeira dose, mas permanece baixa na segunda dose: 77,2%. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que ambas as doses tenham, no mínimo, 95% de cobertura para garantir a proteção adequada contra as três doenças.

"O Programa Nacional de Imunização (de Paulista) já entrou em contato com a família para analisar o histórico vacinal. A mãe das meninas já havia se protegido, e o pai precisou tomar a tríplice viral. Agora, estamos intensificado a imunização na cidade e em busca de quem ainda não se vacinou. A tríplice viral é a única forma de prevenção contra sarampo", destaca Ana Márcia.

Além das duas confirmações em Paulista, o Estado investiga mais outros 19 casos suspeitos da doença. Os dados correspondem à terceira semana epidemiológica de 2020, que inclui notificações feitas até o último dia 18 de janeiro.

Campanha

Para evitar que a população enfrente um surto da doença este ano, já está prevista a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Será entre os dias 10 de fevereiro e 13 de março, voltada para atualização do cartão de imunização para a faixa etária de 5 a 19 anos, com Dia D no dia 15/2. Já para o público-alvo de 30 a 59 anos, a campanha será no mês de agosto, com Dia D de mobilização em 22/8.

A incidência da doença avançou em diversas partes do mundo nos últimos dois anos e fez com que países como o Brasil, o Reino Unido e a Venezuela perdessem o certificado internacional de erradicação do sarampo.