Mindfulness para crianças: saiba como a prática quebra o ciclo de ansiedade, estresse e irritabilidade

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/04/2019 às 11:49
Práticas de mindfulness, que já conquistaram milhares de adultos no mundo, também enveredam para o universo infantil com a mesma missão que tem no mundo de gente grande: quebrar o ciclo de ansiedade, estresse e irritabilidade (Foto: Leo Motta/JC Imagem)
Práticas de mindfulness, que já conquistaram milhares de adultos no mundo, também enveredam para o universo infantil com a mesma missão que tem no mundo de gente grande: quebrar o ciclo de ansiedade, estresse e irritabilidade (Foto: Leo Motta/JC Imagem) FOTO: Práticas de mindfulness, que já conquistaram milhares de adultos no mundo, também enveredam para o universo infantil com a mesma missão que tem no mundo de gente grande: quebrar o ciclo de ansiedade, estresse e irritabilidade (Foto: Leo Motta/JC Imagem)

Sabe aquela postura corporal e poderosa de super-herói ou heroína? Os personagens colocam as mãos na cintura, estufam o peito e erguem a cabeça. É assim que demonstram autoconfiança e afastam a insegurança. Essa é uma forma de a professora e terapeuta holística Eduarda Morais convidar as crianças para um momento em que, brincando, aprendem a ter a percepção sobre si mesmas e a gerenciar as emoções. À medida que os pequenos começam a acreditar nos seus potenciais, a aceitar as suas fragilidades e a perceber como os pensamentos influenciam o corpo, eles relaxam e colocam em prática técnicas de meditação e respiração, batizadas de mindfulness (ou atenção plena, na tradução para o português).

Leia também:

Mindfulness: Conheça técnicas de meditação e respiração para afastar o estresse e ter mais foco

Psicólogo explica como práticas de meditação mindfulness ajudam a enfrentar pressões e desafios do dia a dia

O Milagre da Manhã funciona? Técnica mostra como acordar cedo pode beneficiar a saúde

A prática, que já conquistou milhares de adultos no mundo, também envereda para o universo infantil com a mesma missão que tem no mundo de gente grande: quebrar o ciclo de ansiedade, estresse e irritabilidade. “Mindfulness é um estado de atenção e de consciência cuja prática pode ser capaz de autorregular as emoções. Dessa maneira, as crianças aprendem a como passar pelos diversos momentos da vida”, esclarece Eduarda Morais, instrutora do Programa de Oito Semanas em Mindfulness, que será oferecido no Evolute - Espaço de Desenvolvimento Infantil e Materno, nos Aflitos, Zona Norte do Recife. A programação conta com encontros semanais que possibilitam o desenvolvimento de calma e paz, com instruções e estratégias para as práticas em casa, trocas em grupo e o acompanhamento personalizado. A cada aula, famílias passam a construir caminhos que levam à diminuição da ansiedade e do estresse.

"A prática frequente de mindfulness é capaz de ativar áreas do cérebro responsáveis pela memória, concentração e foco. Adultos e crianças se beneficiam com o desenvolvimento da atenção plena. Compartilho a habilidade com os meus filhos, que informalmente incorporam os conceitos no dia a dia. A mais velha, Mariana, 9 anos, tem aulas de mindfulness na escola", diz a terapeuta holística e instrutora de mindfulness Eduarda Morais (Foto: Leo Motta/JC Imagem)

Antes do curso, que começa 22 de abril (são duas turmas: 5 e 6 anos; 7 a 12 anos), o público pode participar de um encontro gratuito, no Evolute, com Eduarda Morais. O bate-papo, que acontece no dia 15, das 19h às 20h30, será mediado pela psicóloga Eduarda Almeida. Crianças também são muito bem-vindas para participarem do evento, que oferecerá a realização de uma prática envolvendo toda a família. “As habilidades de mindfulness também ajudam as crianças a compreenderem o próximo, sempre com um olhar amoroso para todo o processo”, frisa Eduarda Morais, que também ensina as práticas em uma escola particular no Grande Recife.

Entre os alunos, está Pedro Ferreira, 9 anos, que começou a apreciar os benefícios de mindfulness há dois meses. “Desde que começou a praticar, ele tem aprendido a se observar e a se acalmar quando algo tira o foco. Além disso, ganhou mais concentração para fazer as tarefas”, conta a mãe de Pedro, a professora de biologia Gardênia Vital, 40 anos, também apreciadora das habilidades da atenção plena – uma condição que trabalha a favor da nossa saúde física e mental.

Serviço: 

Evolute – Avenida Rosa e Silva, 1206, salas 508, 509 e 510, Aflitos. O bate-papo é gratuito. Investimento para o programa de oito semanas: R$ 780 à vista ou R$ 850 (parcelado em até 5 vezes).Informações: 81 3071-6440 e 81 99452-9724.