Sem atingir meta nacional, campanha de vacinação contra sarampo e pólio terá mais um 'Dia D'

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/08/2018 às 14:36
(Foto: Divulgação/Sesau PCR)
(Foto: Divulgação/Sesau PCR) FOTO: (Foto: Divulgação/Sesau PCR)

Estados e municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças contra a poliomielite e o sarampo devem abrir os postos de vacinação no próximo sábado (1º/9). A orientação, para que os gestores locais realizem uma nova mobilização, é do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo vacinar 3,3 milhões de crianças, de 1 ano a menores de 5 anos, que ainda não estão protegidas contra as duas doenças. A última atualização enviada pelos estados mostra que, até a terça-feira (28), 70% das crianças brasileiras se vacinaram. Em todo o País, foram aplicadas mais de 15,7 milhões de doses das vacinas (cerca de 7,8 milhões de cada).

Leia também:

Pólio e sarampo: postos abertos também à noite em reta final de campanha de vacinação no Recife

A organização da mobilização é de responsabilidade de cada município. Portanto, é necessário verificar com as Secretarias Municipais de Saúde quais postos estarão abertos, neste sábado, para vacinar contra poliomielite e sarampo. “Nós ainda temos quatro dias até o término da campanha com o novo esforço de um Dia de mobilização em um sábado. Queremos impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil. Por isso, convocamos pais e responsáveis a levarem as crianças que ainda não foram vacinadas aos postos de saúde, independentemente da situação vacinal anterior, já que, neste ano, a campanha é indiscriminada", ressalta o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Até o momento, o Amapá foi o único estado do País que já superou a meta de vacinação, atingindo 99,81% para pólio e 99,43% para sarampo. Entre os estados com menor cobertura, estão o Rio de Janeiro, com 51,2% do público-alvo vacinado para pólio e 52,4% para sarampo, e Distrito Federal, que tem 54% pólio e 53,7% sarampo. Já entre as capitais, destacam-se Boa Vista (RR), com 38,4% para pólio e 38,3% para sarampo, seguida por Salvador (BA), com 38,8% pólio e 38,4% sarampo.

Os dados de algumas capitais mostram que o esforço dos vacinadores e da população nessa reta final tem apresentado bons resultados. No fim de semana passado, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Espírito Santo e Amapá promoveram mais um dia de mobilização para vacinação. As capitais Macapá (AP) e Porto Velho (RO) superaram a meta da campanha. Macapá vacinou 100,3% para pólio e 99,8% para sarampo e Porto Velho 98,3% pólio e 98,3% sarampo.

Campanha

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a vacina inativada poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (vacina oral poliomielite - VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.