Pólio e sarampo: postos abertos também à noite em reta final de campanha de vacinação no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/08/2018 às 15:39
As crianças que nunca foram vacinadas contra pólio deverão receber uma dose da vacina injetável; as que já tomaram alguma dose da injetável devem tomar a gotinha (Foto: Inaldo Lins/PCR)
As crianças que nunca foram vacinadas contra pólio deverão receber uma dose da vacina injetável; as que já tomaram alguma dose da injetável devem tomar a gotinha (Foto: Inaldo Lins/PCR) FOTO: As crianças que nunca foram vacinadas contra pólio deverão receber uma dose da vacina injetável; as que já tomaram alguma dose da injetável devem tomar a gotinha (Foto: Inaldo Lins/PCR)

No Recife, a última semana (27 a 31 de agosto) da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo contará com terceiro turno - ou seja, horário estendido das 17h até 21h, em dez unidades de saúde espalhadas na cidade. Será mais uma oportunidade para imunizar as crianças de 1 a menos de 5 anos. Nesses locais, assim como nos outros postos (unidades de saúde da família, incluindo as Upinhas, unidades básicas tradicionais e policlínicas) da Prefeitura do Recife, a aplicação das doses segue normalmente durante o dia, das 8h às 17h. A campanha termina no dia 31 de agosto.

Leia também: 

Sarampo e pólio: mais de 217 mil crianças ainda precisam ser vacinadas em Pernambuco

Até esta sexta-feira (24), o Recife vacinou 77,5% do público-alvo contra poliomielite e 77,3% contra sarampo. A meta é imunizar pelo menos 95% das 80.028 crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), independentemente da situação vacinal. Pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças para o profissional avaliar e fazer o esquema necessário.

Devem ser vacinadas todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, para reduzir o risco de reintrodução dessas doenças no país. As crianças que nunca foram vacinadas contra pólio deverão receber uma dose da vacina injetável; as que já tomaram alguma dose da injetável devem tomar a vacina oral (gotinha).

Em relação à tríplice viral, as crianças que nunca foram imunizadas, devem receber uma dose e agendar a próxima; crianças que já tomaram alguma dose desta vacina, há mais de 30 dias, devem receber outra; aquelas que tomaram alguma dose, há menos de 30 dias, devem prosseguir com o agendamento conforme o calendário.

Lista dos postos que também abrirão à noite:

Policlínica Waldemar de Oliveira - Rua do Pombal, 115, Santo Amaro

Policlínica Salomão Kelner - Estrada Velha de Água Fria, 1652, Tamarineira

Policlínica Albert Sabin - Rua Padre Roma, 191, Tamarineira

Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes - Av. Dezessete de Agosto, 2388, Casa Forte

Policlínica Lessa de Andrade - Estrada dos Remédios, 2416, Madalena

Policlínica Agamenon Magalhães - Rua da Paz, s/n, Afogados

Unidade Básica Tradicional Professor José Carneiro Leão - Rua Nogueira de Souza, 334, Pina

Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde - Rua Feliciano José de Farias, 195, Boa Viagem

Policlínica Clementino Fraga - Rua Japaratuba, 260, Vasco da Gama

Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo - Av. Campina Grande, 199, Cohab