Fórum orienta homens sobre acompanhamento no pré-natal das gestantes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/09/2017 às 14:21
Fórum Perinatal do Recife discute ações voltadas para ajudar os homens a apoiarem as mulheres na gestação (Foto ilustrativa: Pixabay)
Fórum Perinatal do Recife discute ações voltadas para ajudar os homens a apoiarem as mulheres na gestação (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Fórum Perinatal do Recife discute ações voltadas para ajudar os homens a apoiarem as mulheres na gestação (Foto ilustrativa: Pixabay)

A Secretaria de Saúde do Recife promoverá ao longo desta quarta-feira (20) o X Fórum Perinatal da capital pernambucana. A programação discutirá a importância da participação dos homens no acompanhamento das mulheres nas consultas de pré-natal. As atividades acontecem no auditório do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, Zona Norte da cidade.

Leia também:

» Pernambuco amplia rede de apoio ao pré-natal de alto risco no interior

» Pré-natal pode identificar e tratar doenças na mãe e no bebê, defende especialista

» Pré-natal agora também é para eles

» Ministério da Saúde elenca dicas para os pais participarem do processo de amamentação

A inclusão do tema nos debates e nas ações voltadas para o planejamento reprodutivo vem sendo utilizada como uma estratégia para qualificar a atenção à gestação, ao parto e ao nascimento. A iniciativa pode ajudar no estreitamento da relação entre trabalhadores de saúde e comunidade, aprimorando os vínculos afetivos dos usuários nos serviços ofertados na rede municipal de saúde.

Orientações

No Guia do Pré-Natal do Parceiro, cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde, constam orientações para nortear os profissionais de saúde durante as consultas, nas quais serão oferecidos aos homens exames de rotina do pré-natal e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de recomendações sobre atualização da caderneta de vacinação e palestras sobre planejamento reprodutivo.