Pré-natal agora também é para eles

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/09/2010 às 16:00

Depois de ampliar o acesso da população masculina à rede de saúde, a Política Nacional de Saúde do Homem, que este ano completa um ano, tem agora um novo desafio: estimular os futuros pais a fazerem um check-up durante o pré-natal da parceira.

A ideia é que os profissionais de saúde aproveitem o momento em que o homem está mais sensível (às vésperas de ser pai) para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da mulher, como também a realizarem exames preventivos.

Eis o princípio: ele precisa se cuidar para cuidar da família. "É uma estratégia que estamos difundindo entre as secretarias municipais de saúde", informa José Luiz Telles, diretor do Departamento de ações programáticas e estratégicas (Dapes) do ministério, área responsável pela coordenação de saúde do homem.

Hoje às 18h, em Brasília, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, encerra o 1º Seminário Internacional de Saúde do Homem nas Américas. Promovido pelo ministério, o encontro começou ontem (13/9), no Palácio do Itamaraty. O objetivo é estabelecer uma agenda comum de cooperação internacional para estimular os homens a se envolverem nos cuidados preventivos com a saúde.

Participam do seminário autoridades e especialistas do Brasil e de mais 14 países. Durante o encontro, também serão apresentados exemplos de ações positivas implementadas no País com o objetivo de atrair os homens aos serviços de saúde.

* Com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde