Sala de densitometria óssea no Agamenon Magalhães auxilia no diagnóstico de osteoporose

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/04/2017 às 8:00
Exame de radiologia que mede a densidade dos ossos serve como uma aliado na rede estadual de saúde no diagnóstico da osteoporose (Foto: Divulgação)
Exame de radiologia que mede a densidade dos ossos serve como uma aliado na rede estadual de saúde no diagnóstico da osteoporose (Foto: Divulgação) FOTO: Exame de radiologia que mede a densidade dos ossos serve como uma aliado na rede estadual de saúde no diagnóstico da osteoporose (Foto: Divulgação)

O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, agora conta com uma sala de densitometria óssea, exame de radiologia que mede a densidade dos ossos. A técnica serve como uma aliada na rede estadual de saúde para o diagnóstico da osteoporose, doença que causa a diminuição da densidade mineral dos ossos, aumentando assim o risco de fraturas.

Leia também:

» Mulheres devem ficar atentas à densidade óssea. Especialista explica principais riscos

» Entidade médica lança plataforma de cursos online sobre osteoporose

» Cirurgia bariátrica pode contribuir para aumento de risco de fraturas ósseas, aponta estudo

» Osteoporose: Calculadora mostra que 89% dos usuários não consomem cálcio suficiente

O serviço, em funcionamento desde o final de 2016, atende apenas os pacientes do HAM. São realizados, atualmente, 10 exames por dia. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a intenção é ampliar o número, em breve, para 20 procedimentos por dia. As mulheres acima de 65 anos, mulheres na menopausa e perimenopausa e homens acima de 70 anos são o público-alvo. Pacientes que têm o índice de massa corporal (IMC) menor que 18,5, fratura prévia ou doenças que aumentam o risco de osteoporose, pessoas que tomam medicações que aumentam o risco da doença ou aqueles que já são diagnosticados com o problema também podem realizar a densitometria óssea.

O equipamento tem ainda a capacidade de avaliar a composição corporal, através da densitometria de corpo inteiro, permitindo a medida tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra, importante na avaliação de estados nutricionais, como obesidade, anorexia, dentre outras aplicações.