Osteoporose: Calculadora mostra que 89% dos usuários não consomem cálcio suficiente

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/10/2015 às 13:13
leite destaque FOTO:

Leite e derivados despontam como principais fontes de cálcio para o organismo (Foto: Free Images) Leite e derivados despontam como principais fontes de cálcio para o organismo (Foto: Free Images)

Neste Dia Mundial da Osteoporose, a Fundação Internacional da Osteoporose (IOF, na sigla em inglês) revela que 89% das pessoas que usaram a nova Calculadora de Cálcio da IOF, que é baseada nas recomendações do Instituto de Medicina (IOM), tinham deficiência de cálcio. A ferramenta online gratuita ajuda as pessoas a calcularem o seu consumo diário aproximado de cálcio com base na sua dieta típica semanal.

Leia também:

>> Osteoporose: Momento do lanche pode ser transformado na hora da saúde óssea

>> Em cada 100 mulheres com osteoporose, uma tem fratura na coluna, diz estudo

>> Fundação Internacional de Osteoporose alerta: saúde dos ossos começa no útero

O cálcio é um dos principais componentes essenciais do nosso tecido ósseo, com 99% do cálcio do corpo armazenado no esqueleto. Associado à vitamina D, proteína e outros micronutrientes, o consumo adequado de cálcio ajuda os jovens a construírem ossos fortes a fim de maximizar seu potencial de massa óssea e ajuda os adultos a manterem os seus ossos saudáveis na medida em que envelhecem.

As recomendações de cálcio variam em todo o mundo, com consumo recomendado baseado na idade e no sexo. Conforme o IOM, jovens entre 9 e 18 anos devem consumir 1300 mg de cálcio por dia, enquanto mulheres em pós-menopausa e homens acima dos 70 anos devem consumir pelo menos 1200 mg por dia.

Os resultados da Calculadora de Cálcio da IOF, baseados em 6.908 usuários de 83 países, mostraram também: 

- O consumo médio de cálcio foi de 594 mg por dia. Mesmo adicionando 300 mg ao total para representar qualquer volume de cálcio obtido através de fontes não incluídas na calculadora, o consumo dos usuários ainda estaria deficiente

- Homens e mulheres tiveram percentagens praticamente iguais de deficiência (89% e 90%, respectivamente), sem diferenças significativas entre as faixas etárias

- 11% atingiram os níveis suficientes de consumo de cálcio

- 29% dos participantes foram diagnosticados anteriormente com osteoporose ou osteopenia