Site desenvolvido pela Unifesp ajuda as pessoas a beber menos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/02/2017 às 15:05
Por meio de diversas ferramentas, o programa auxilia as pessoas que querem parar ou reduzir o consumo de álcool (Foto ilustrativa: Pixabay)
Por meio de diversas ferramentas, o programa auxilia as pessoas que querem parar ou reduzir o consumo de álcool (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Por meio de diversas ferramentas, o programa auxilia as pessoas que querem parar ou reduzir o consumo de álcool (Foto ilustrativa: Pixabay)

Um aliado na luta contra o alcoolismo. Esta é a proposta de um site desenvolvido por pesquisadores do departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp). A plataforma 'Bebermenos', desenvolvida com o patrocínio da Organização Mundial da Saúde (OMS), está sendo testada simultaneamente no Brasil, Índia, México e Bielorrússia.

Leia também:

» Alcoólicos Anônimos resgatam vidas roubadas pela dependência

» Oito décadas de Alcoólicos Anônimos com lições para quem deseja vencer a dependência

» Tabagismo, obesidade e alcoolismo são fatores de risco para dor nas costas

» Alcoolismo é um dos maiores responsáveis por pedidos de afastamento em São Paulo

Por meio de diversas ferramentas, o programa auxilia as pessoas que querem parar ou reduzir o consumo de álcool. O site conta com um diário de consumo, no qual o usuário percebe em quais dias da semana e em quais situações ele consume álcool em excesso. Com essas informações, é possível estabelecer metas semanais de consumo com a ajuda de e-mails de alerta, assim como estratégias para lidar com a vontade de beber e enfrentar situações de risco.

Segundo dados da Unifesp, mais de seis mil pessoas já utilizaram o Bebermenos. Um estudo inicial também detectou uma redução média de 30% a 48% no consumo de álcool após seis semanas do início do uso do site. As vantagens deste tipo de intervenção são o fato de ser totalmente gratuito e de poder ser acessado 24 horas por dia durante os sete dias da semana, com garantia de sigilo e anonimato.