Tabagismo, obesidade e alcoolismo são fatores de risco para dor nas costas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/05/2015 às 6:00
cigarro_destaque FOTO:

Tabagismo é uma das condições que favorecem o aparecimento de dores nas costas (Foto: Free Images) Tabagismo é uma das condições que favorecem o aparecimento de dores nas costas (Foto: Free Images)

Vale a pena levar em consideração o achado de uma pesquisa apresentada durante o congresso anual da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS), realizado recentemente em Las Vegas. O estudo, que analisou aproximadamente 1,2 milhão de pessoas com queixas de dores nas costas, comprovou que há uma relação direta entre esse tipo de incômodo e tabagismo, obesidade, depressão e alcoolismo. Essas condições aumentam o risco de se ter dores nas costas em até seis vezes, segundo a pesquisa.

De acordo com o médico fisiatra intervencionista Daniel Pimentel, responsável pelo Spine Center do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, o estudo é muito importante pela representatividade dos dados avaliados de mais de 1 milhão de pessoas e pelas informações que ele acrescenta à prática clínica.

"Todos esses fatores de risco são considerados modificáveis. É provável que a pessoa pare de fumar ou de ingerir álcool, assim como é possível que os obesos percam peso e as que sofrem com depressão sejam tratadas. Com a documentação de que essas condições são diretamente correlacionadas com as dores nas costas, o tratamento ou prevenção do problema passa obrigatoriamente pela abordagem desses fatores", explica Pimentel.

Para o especialista, outros fatores como o tipo de atividade física que a pessoa realiza, a postura, a genética e doenças como diabetes (e até o estresse) também podem representar um risco maior de a pessoa passar a ter dores nas costas. "É um problema multifatorial. Normalmente não é possível apontar somente um fator que a leve ao problema. Entretanto, o reconhecimento dos fatores de risco envolvidos é fundamental", esclarece Pimentel.

Dicas do fisiatra para evitarmos dores nas costas:

Mantenha-se ativo

Não fume

Evite uso de bebidas alcoólicas

Cuide bem de sua saúde e controle eventuais doenças como o diabetes

Não permaneça longos períodos na mesma posição principalmente realizando movimentação repetitiva

Preste atenção na sua postura no trabalho, em casa, no lazer e ao dormir

Procure um especialista se as dores aparecerem ou se tiver dúvidas sobre a saúde de sua coluna