Hospital Mestre Vitalino inicia atendimentos no setor de hemodinâmica

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/12/2016 às 17:16
Hospital Mestre Vitalino fica em Caruaru, no Agreste de Pernambuco (Foto:  Divulgação)
Hospital Mestre Vitalino fica em Caruaru, no Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação) FOTO: Hospital Mestre Vitalino fica em Caruaru, no Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação)

A partir dessa terça-feira (13), o Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, passa a ofertar os serviços de hemodinâmica de forma regulada. O objetivo é reduzir a fila de espera pelos procedimentos cardiológicos e evitar o encaminhamento do interior para a capital, o que diminui o risco de óbito dos pacientes.

Leia também:

No mundo, uma em cada quatro mortes está relacionada à trombose

Saúde cardiovascular: Mil corações param de bater diariamente no Brasil

O espaço, que conta com 21 leitos, tem como foco o atendimento dos casos de infarto e taquiarritmia. O Centro de Hemodinâmica funciona durante seis horas por dia, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Entre os tipos de atendimento, estão o teste ergométrico, hemodinâmico e ecocardiografia.

“Estamos trabalhando para auxiliar nesse processo de interiorização dos atendimentos. As pessoas que necessitam de atendimento são reguladas pela Secretaria de Saúde e encaminhadas para a nossa unidade”, explica o coordenador do Serviço de Cardiologia, Paulo Duarte. A expectativa é atender até 70 internamentos por mês. Com essa inauguração, o HMV passa a ser o único hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) no interior a ofertar atendimento cardiológico.