Hope lança cartilha de acompanhamento para pacientes com diabetes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/11/2016 às 17:21
Ação faz parte de programação do Hope para marcar Dia Mundial da Diabetes e alertar sobre distúrbios oculares ligados à doença (Foto ilustrativa: Free Images)
Ação faz parte de programação do Hope para marcar Dia Mundial da Diabetes e alertar sobre distúrbios oculares ligados à doença (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Ação faz parte de programação do Hope para marcar Dia Mundial da Diabetes e alertar sobre distúrbios oculares ligados à doença (Foto ilustrativa: Free Images)

Para acompanhar de forma mais eficaz para pessoas que convivem com a diabetes, o Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope) lançou uma cartilha de monitoramento de pacientes diagnosticados com a doença. O material, lançado em paralelo ao programa Hope Alerta, servirá de apoio no tratamento da diabetes e prevenção de distúrbios oculares severos ligados à doença.

Leia também:

Poucas horas de sono podem prejudicar a visão, alerta médica

Confira 5 dicas para ter boa visão depois dos 60 anos

Visão: Saiba as diferenças entre miopia, astigmatismo e hipermetropia

Aplicativos auxiliam rotina de pacientes que convivem com problemas de visão

Segundo os oftalmologistas Vasco Bravo e Sílvio De Biase, idealizadores do projeto, não é rara a correlação entre a diabetes e as patologias oculares. Pelo menos metade dos pacientes apresenta algum tipo de doença oftalmológica, sendo a retinopatia diabética a mais comum (trata-se de uma alteração dos vasos que nutrem a retina). “Muitas vezes o paciente chega à consulta e nem sequer sabe que tem diabetes, e que ela é a causadora. Ou até sabe, mas não tem um histórico em mãos. Então, a cartilha será de grande relevância para evitar falhas de comunicação entre médico e paciente”, sugere.

A primeira edição da cartilha conterá campos de informações do histórico médico das especialidades, endocrinologia, cardiologia e oftalmologia, que devem ser completados pelo paciente. “Haverá espaços para preenchimento de tratamentos propostos, as medicações utilizadas, as indicações médicas anteriores. Informações rápidas e objetivas, mas que farão com que o paciente possa ser melhor assistido”, assegura os doutores, do corpo médico do Hope.

Em um primeiro momento, o material será entregue aos pacientes do HOPE, e de médicos endocrinologistas que tiverem interesse em abraçar o projeto. Mas o objetivo é que ele cresça e se expanda, inclusive, com edição de outros exemplares contemplando novas áreas da medicina, como geriatria e cardiologia.