publicidade
16/12/15
olho-235
olho-235

Aplicativos auxiliam rotina de pacientes que convivem com problemas de visão

16 / dez
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 16/12/2015 às 17:07

Imagem de olho (Foto: Free Images)
Com específicas funções, ViaOptaNav, ViaOpta Daily e ViaOptaSim, criados pela empresa farmacêutica Novartis, auxiliam pacientes com problemas de visão (Foto: Free Images)

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes que convivem com algum tipo de deficiência visual no Brasil, a empresa global farmacêutica Novartis desenvolveu três aplicativos – ViaOptaNav, ViaOpta Daily e ViaOptaSim – com diferentes funções que auxiliam a rotina de quem enfrenta dificuldades para enxergar.

O ViaOptaNav é capaz de identificar informações sobre instalações específicas de acessibilidade em torno dos usuários com deficiência visual, como pavimentação tátil, cruzamentos e semáforos com som. A ferramenta ainda determina a sua posição exata e encontra destinos ou pontos de referência próximos, localizando, por exemplo, farmácias, hospitais e bancos.

Já o ViaOpta Daily reúne seis diferentes funções para ajudar no dia a dia, como previsão do tempo, lupa, detector de cores e o reconhecimento de pessoas e itens de uso diário, tais como dinheiro e objetos. Com ajuda do dispositivo, o usuário aponta a câmera para uma direção e, após alguns segundos, a narração irá informar o que está em sua frente, auxiliando-o a se localizar em ambientes desconhecidos.

As duas ferramentas ganharam versões em português e estão habilitados com tutoriais de áudio, proporcionando mais independência e confiança para a realização das tarefas como leitura, identificação de objetos e instalações de acessibilidade. Outra novidade é que os apps foram adaptados para relógios inteligentes, como o AppleWatch, permitindo ao usuário navegar com orientação de voz e vibração de seu acessório.

Profissionais

O ViaOptaSim simula oito doenças oculares, entre elas Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)3 – principal causa de perda de visão em idosos – e Edema Macular Diabético (EMD), doença que mais causa cegueira em idade produtiva, ambas condições tratáveis e potencialmente reversíveis. O app auxilia os profissionais de saúde a educar os pacientes sobre deficiência visual.


FECHAR