Retrospectiva: confira as matérias mais acessadas em 2015 no Casa Saudável

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/01/2016 às 9:10
Pesquisa do Inmetro verifica se outros berços no mercado, além do Nanna, apresentam riscos
Pesquisa do Inmetro verifica se outros berços no mercado, além do Nanna, apresentam riscos FOTO: Pesquisa do Inmetro verifica se outros berços no mercado, além do Nanna, apresentam riscos

Pesquisa do Inmetro verifica se outros berços no mercado, além do Nanna, apresentam riscos Em junho, o Inmetro decidiu suspender registro do berço da empresa Burigotto S/A, modelo Nanna, assim como determinou a retirada do produto do mercado. Post no blog sobre o assunto foi um dos mais lidos de 2015 (Foto: Divulgação)

Em 2015, nossa missão aqui no Casa Saudável foi trazer para você, internauta, informações sobre saúde, comportamento e bem-estar. Tudo com uma linguagem didática e própria para a internet. Sem palavras difíceis! De janeiro ao último dia do ano, falamos sobre os mais diversos assuntos, para os mais jovens, para os pais, para os interessados na área e para aqueles que já chegaram à terceira idade. Alguns posts, no entanto, foram os prediletos dos internautas e ocuparam as primeiras posições de cada mês.

Confira as matérias que foram destaque em 2015:

JANEIRO

bebênocolo

 

Em janeiro, o post que falava sobre a preciosidade dos primeiros mil dias de vida dos bebês foi destaque do mês. O Casa Saudável conversou com Pediatra e médico nutrólogo Homero Rabelo Pena sobre a importância desse período e como a fase pode influenciar o desenvolvimento do bebê.

FEVEREIRO

Dilma, com 13 quilos a menos, em solenidade de entrega de credenciais a embaixadores (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil) Dilma, com 13 quilos a menos, em solenidade de entrega de credenciais a embaixadores (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

No começo do ano, a presidente Dilma Rousseff chamou a atenção do País ao aparecer com uma silhueta bem mais fina. O regime que fez Dilma perder 13 quilos foi a Dieta de Ravenna, elaborada pelo médico portenho Máximo Ravenna. Claro que a internet ficou em polvorosa para saber qual método a presidente estava seguindo para eliminar os quilos extras!

MARÇO

Dormir

Em março, uma Dica do bem do blog ficou em 1º lugar no ranking das mais lidas do mês. Post simples e didático trazia informações sobre como uma boa noite sono pode ter relação com o controle do peso.

ABRIL

Cólicas é uma das causas de choro dos bebês e atingem75% deles nos primeiros três meses de vida (Foto: Free Images)

Nós sabemos que o Casa Saudável tem um monte de internautas mamães, que vivem a procura de informações que tirem suas dúvidas sobre as situações que elas enfrentam com os seus rebentos. Em abril, o destaque ficou com a matéria que falava sobre o uso do fitoterápico funchicórea para as cólicas em bebês. O pediatra Sylvio Renan conversou com o blog sobre o assunto e fez um alerta sobre o uso da substância.

MAIO

mae-medica

Em maio, nós decidimos fazer um post diferente para o Dia das Mães. Decidimos homenagear as mães médicas, que muitas vezes perdem datas importantes com os filhos por causa dos Plantões incontáveis, consultas de emergência, cirurgias de última hora e congressos ao redor do mundo. O Casa Saudável conversou com médicas que nos ajudam diariamente a trazer pautas sobre o saúde para os internautas. Do bate-papo nasceu depoimentos inspiradores delas, que precisaram descobrir a fórmula mágica para conciliar profissão e maternidade.

JUNHO

Em junho, o Inmetro decidiu suspender registro do berço da empresa Burigotto S/A, modelo Nanna, assim como determinou a retirada do produto do mercado. A decisão foi tomada Com base nos registros de acidentes cadastrados no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo. O post dedicado ao assunto foi o 1º lugar do mês de junho.

JULHO

Imagem do antes e depois do jovem pernambucano Diego Rocha (Fotos: Divulgação)

Em apenas cinco meses, o pernambucano Diego Rocha, de 23 anos, emagreceu 50 quilos. Saiu da obesidade para o peso ideal sem recorrer à cirurgia bariátrica. Com a experiência, o jovem decidiu desenvolver o aplicativo 50em5 para compartilhar dicas, dietas seguidas pelo próprio no período de reeducação alimentar, informações sobre emagrecimento e depoimentos de profissionais que acompanharam sua trajetória. Parece que tecnologia, determinação e emagrecimento é um trio de sucesso, já que a notícia foi a mais lida do mês no blog.

AGOSTO

O protetor diário é feito de material respirável, que permite a circulação de ar (Foto: Divulgação)

Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constatou que as mulheres se sentem seguras, confiantes e limpas com uso diário de protetor de calcinha. Mas o produto ainda gera muitas dúvidas entre as pacientes. Por isso, o Casa Saudável listou oito mitos e verdades sobre o assunto. Foi certeiro! O post foi o mais lido de agosto no blog.

SETEMBRO

Falafel é o bolinho mais famoso da culinária árabe que conquista o paladar dos vegetarianos (Foto: Igo Bione / Acervo JC Imagem) (Foto: Igo Bione / Acervo JC Imagem)

O post que trazia as informações sobre a 5ª edição brasileira e nona edição latino-americana do VegFest, o maior congresso vegetariano da América Latina que realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), foi destaque do mês de setembro no blog. Não é a toa, já que Recife é a terceira cidade do País com mais vegetarianos!

OUTUBRO

O protetor diário é feito de material respirável, que permite a circulação de ar (Foto: Divulgação)

Mais um post que desmistifica mitos e verdades quando o assunto é saúde ficou entre os mais lidos do ano. Desta vez em outubro, quando o Casa Saudável tirou as dúvidas das internautas sobre higiene íntima.

NOVEMBRO

Cólicas é uma das causas de choro dos bebês e atingem75% deles nos primeiros três meses de vida (Foto: Free Images)

A matéria sobre o uso do fitoterápico funchicórea para as cólicas em bebês voltou a ser destaque no Casa Saudável e ocupou a 1º posição das matérias mais lidas do mês de novembro.

DEZEMBRO

Imagem de mulher segurando bebê com microcefalia (Foto: Diego Nigro / JC Imagem) (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Em novembro, Pernambuco vivenciou um aumento alarmante nos casos de bebês com suspeita de microcefalia, uma malformação congênita associada à complicações neurológicas. Até o momento, o Ministério da Saúde confirmou que a condição tem relação direta com mulheres que contraíram o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti durante a gestação. Ao longo dos dias, diversos boatos sobre o assunto foram espalhados, principalmente nas redes sociais, o que levou o Ministério da Saúde a se pronunciar sobre o assunto. O Casa Saudável dedicou um post no início de dezembro para desfazer os boatos em torno do vírus. A matéria foi a mais lida do mês.