Hospital Jayme da Fonte ilumina fachada para conscientizar sobre doação de órgãos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/09/2015 às 12:30
hospital jayme da fonte-destaque FOTO:

Hospital participa de ação que conscientiza população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos (Foto: Divulgação) Hospital participa de ação que conscientiza população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos (Foto: Divulgação)

Nesta Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, o Hospital Jayme da Fonte, no Recife, está com a fachada principal iluminada de verde. A campanha Brasil Verde, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), tem como objetivo aumentar o número de doadores em todo o País.

Leia também:

» Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos segue até próximo domingo

» Novo sistema pode agilizar doação de órgãos

O Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos é comemorado neste domingo (27). Atualmente em Pernambuco, mais de 1,3 mil pessoas aguarda por um órgão.

O Hospital Jayme da Fonte é referência em transplantes de fígado, com a realização de 739 cirurgias. A unidade hoje ocupa o 2º lugar no ranking nacional de transplantes entre hospitais particulares (atrás apenas do Hospital Israelista Albert Einstein, em São Paulo).

As cirurgias, consideradas de grande complexidade, exigem muita tecnologia e trabalho integrado de uma equipe multidisciplinar. O trabalho é fruto da Unidade de Transplante de Fígado (UTF), uma parceria entre o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, também no Recife, e o Jayme da Fonte. A UTF existe há 15 anos e hoje atende pessoas de todas as regiões do Brasil. Além disso, após as cirurgias, 90% dos pacientes que recebem o fígado têm chance de cura.