Prevenção do câncer infantojuvenil ganha reforço com projeto pioneiro de telessaúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/09/2015 às 15:59
logo_redenutes FOTO:

Projeto vai capacitar profissionais de saúde em parceria com a Prefeitura do Recife, a UFPE e a UPE (Foto: Marcelo Barroso/Divulgação) Projeto vai capacitar profissionais de saúde em parceria com a Prefeitura do Recife, a UFPE e a UPE (Foto: Marcelo Barroso/Divulgação)

O Grupo de Ajuda à Criança com Câncer - Pernambuco (GAC-PE), em parceria com a Prefeitura do Recife, a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lançou, na manhã desta quinta-feira (10/9), um projeto de capacitação voltado para profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Intitulado Fique Atento: pode ser câncer!, a ação faz parte do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para o combate ao câncer infantojuvenil.

Leia também: 

>> Câncer infantojuvenil compromete orçamento familiar, diz estudo

>> Crianças com câncer levam mais de 100 dias para ser diagnosticadas, diz estudo

Cerca de 600 profissionais do Distrito Sanitário II do Recife serão os primeiros a participar da capacitação piloto por videoconferência, que será de 24 horas para médicos e cirurgiões-dentistas, e de 20 horas para os demais profissionais da ESF. As aulas começam no dia 16 de setembro e terminam em novembro. O treinamento será realizado através do Núcleo de Telessaúde da UFPE (Nutes), que oferece recursos para realização de aulas através de telecomunicação.

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) da UPE disponibilizará os docentes e a infraestrutura do núcleo de telessaúde do hospital. Os estudantes das duas instituições também poderão participar como bolsistas e voluntários no projeto.

“O Fique Atento: pode ser câncer! busca complementar a formação dos profissionais de saúde, pois os cursos de graduação não oferecem disciplinas específicas sobre o câncer infantojuvenil, que apresenta sintomas fáceis de ser confundidos com doenças comuns. Por isso, é crucial que os profissionais da atenção básica estejam capacitados para a suspeita e o diagnóstico rápido da doença, aumentando, assim, as chances de cura e de melhoria na qualidade de vida dos pacientes”, explica a oncopediatra Vera Morais, presidente do GAC-PE.

Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, o projeto é um importante instrumento para aumentar a capacidade de os profissionais da atenção básica identificarem, ainda no início, as manifestações de uma doença grave, que é o câncer, não só no público infantojuvenil, como também da família toda. “Estamos muito confiantes com essa parceria que tem a proposta de melhorar a qualidade do diagnóstico e, consequentemente, aumentar as chances de cura dos pacientes. O desafio de todos os envolvidos é passar do projeto piloto que se inicia nos próximos dias a um projeto em escala, com integração e sustentabilidade para que a população possa receber o benefício universalmente”, comenta Jailson.

Para Izabel Avelar, diretora do HUOC, a parceria interinstitucional e o uso da tecnologia vão permitir que a capacitação chegue a profissionais em todo o Estado. “A atenção básica teve papel fundamental para a redução da mortalidade infantil e pode contribuir ainda mais para o aumento do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil”, ressaltou.

A ação em parceria com o GAC-PE se soma as demais que a RedeNutes vem desenvolvendo em Pernambuco para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “A telessaúde tem sido um importante aliado para ampliar o acesso ao Sistema de Saúde, pois oferece suporte assistencial por meio da internet aos profissionais que se encontram na ponta do atendimento", diz a coordenadora da RedeNutes da UFPE, Magdala de Araújo Novaes.

Durante cinco encontros, os profissionais receberão informações sobre os cuidados necessários com as crianças, sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, informações sobre a rede de referência no tratamento e o uso da plataforma de Telessaúde HealthNET, entre outros conteúdos. No fim do curso, todos receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPE.

A Plataforma de Telessaúde HealthNET pode ser acessada por meio do site www.redenutes.ufpe.br ou de um aplicativo para tablets e smartphones através do qual os profissionais poderão enviar casos e dúvidas para ser analisados por uma equipe especializada. A expectativa é que as respostas sejam dadas em até 72 horas, acelerando o processo de encaminhamento dos pacientes ao diagnóstico e tratamento na rede pública de saúde. O aplicativo da Plataforma de Telessaúde HealthNET para tablets e smartphones está disponível do Google Play.

A partir de dezembro, todas as aulas ministradas no piloto do Fique Atento: pode ser câncer!  estarão disponíveis no site www.redenutes.ufpe.br. Os profissionais de saúde de todo o Estado que desejarem assistir às aulas e se capacitar poderão fazê-lo mediante cadastro prévio no mesmo local.