Crianças com câncer levam mais de 100 dias para ser diagnosticadas, diz estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/07/2015 às 12:53
criança FOTO:

O câncer que acomete crianças e adolescentes é altamente curável (Foto: Free Images) O câncer que acomete crianças e adolescentes é altamente curável (Foto: Free Images)

Quando não é diagnosticado precocemente, o câncer infantojuvenil tem taxa de cura menor. Esse tipo de tumor é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos no Brasil devido à evolução rápida. Infelizmente, o tempo médio para que um profissional de linha de frente reconheça essa condição é de 103,25 dias, a contar do início dos sintomas. Os dados são de um estudo realizado pelo diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) Gustavo Neves.

Leia também:

>> Câncer infantojuvenil compromete orçamento familiar, diz estudo

>> Sala de aula hospitalar: crianças internadas para tratar câncer podem continuar estudos

>> Pacientes do Oswaldo Cruz integram primeira sala de aula hospitalar do Estado

Nessa faixa etária, o câncer é altamente curável. Entretanto, a falta de preparo dos profissionais, que não vivenciaram na residência formas de identificar os sinais do câncer infantojuvenil, pode comprometer o tratamento. “O diagnóstico precoce está intimamente relacionado à capacidade do pediatra em conhecer os diferentes tipos de câncer na infância, colocá-los em sua lista de diagnósticos diferenciais e pensar na possibilidade para, então, encaminhar a criança para o especialista”, afirma Gustavo.

Ele salienta a necessidade de inclusão de conhecimentos sobre oncologia pediátrica por meio de estágio em enfermaria/ambulatório de oncologia, sob supervisão de especialista, dando ênfase às histórias clínicas dos pacientes. “O câncer na infância não tem sinais ou sintomas específicos. A vivência e a ênfase no diagnóstico poderão preparar médicos para pensar em câncer, embora seja um diagnóstico de exceção. Aulas teóricas isoladas não são eficazes”, finaliza.