Mitos em relação a diabetes tipo 2 atrapalham a adesão ao tratamento

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/06/2015 às 18:23

A melhoria do controle glicêmico tem demonstrado reduzir o aparecimento e a progressão de complicações da diabetes (Foto: Free Images) A melhoria do controle glicêmico tem demonstrado reduzir o aparecimento e a progressão de complicações da diabetes (Foto: Free Images)

Mais uma pesquisa confirma: quase metade (43%) dos brasileiros com diabetes tipo 2 relata ter problemas de adesão ao tratamento da doença (a maioria para de tomar a medicação por conta própria) devido a mitos e equívocos. Esse é um dos resultados de uma pesquisa, feita a pedido da farmacêutica Janssen, com 425 pacientes do Brasil, Colômbia, México, Argentina e Guatemala. A dificuldade em aderir ao tratamento traz como consequência complicações e danos irreversíveis para a saúde, como doenças cardiovasculares, infecções respiratórias, cegueira, disfunção renal, dano nervoso e lesões cutâneas, entre outros problemas.

Leia também:

>> Estudo avalia risco aumentado de diabetes tipo 2 entre pessoas casadas

>> Mais da metade das pessoas com diabetes têm dificuldade para seguir o tratamento

O estudo destaca que muitos dos pacientes abandonam o tratamento por esquecimento ou por acreditar que estão usando remédios em excesso. Ainda há outros mitos, como a ideia de que, se a diabetes (ainda) não manifesta sintomas, está sob controle. Acreditem: 82% dos pacientes no Brasil consideram que, nessa situação, não há necessidade de continuar o tratamento.

No entanto, de acordo com a Associação Americana de Diabetes, mesmo que os sintomas não sejam manifestados, é necessário continuar com a terapia prescrita pelo médico, a fim de evitar a progressão da doença.

Outro fator envolvido na falta de adesão é o uso da medicina alternativa, que representa o terceiro fator pelo qual os pacientes brasileiros decidem não adotar os tratamentos prescritos pelo médico. No País, 35% dos entrevistados consideram que a diabetes pode ser controlada apenas com medicina alternativa.

Atualmente novos tratamentos orais, como os inibidores do co-transportador sódio-glicose tipo 2 (SGLT2), tomados uma vez ao dia, têm facilitado a adesão ao tratamento. Essa alternativa terapêutica oferece bom controle da glicose, além de ajudar a reduzir o peso corporal e a pressão arterial nos pacientes que convivem com diabetes.