Marcos Palmeira: "Não há interesse político em sustentabilidade"

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 22/03/2018 às 10:05
Marcos Palmeira e João Amorim (Imagem: Reprodução)
Marcos Palmeira e João Amorim (Imagem: Reprodução)

Dando uma pausa na gravação do longa Boca de Ouro, adaptação da obra teatral de Nelson Rodrigues para o cinema, Marcos Palmeira participou do 8º Fórum Mundial da Água. Realizado pelo movimento Green Nation, o evento reuniu entusiastas, políticos e outras personalidades nessa quarta-feira (21), em Brasília. No encontro, o ator lançou Água Que Vem do Céu, primeiro episódio da série Manual Prático de Sobrevivência Para o Século 21, e fez críticas a projetos como Belo Monte.

LEIA TAMBÉM: Marcos Palmeira participa do Conexão Sustentável, no Teatro RioMar

"Lançarmos essa série aqui, no 8º Fórum Mundial da Água, no Green Nation, é quase uma conspiração cósmica. Eu estou muito impressionado, feliz e honrado de estar aqui", declarou Marcos Palmeira. Na série, o ator sai em busca de alternativas que possam tirar o Brasil do mapa da escassez, se inspirando no trabalho de brasileiros que tomaram iniciativas diferentes em defesa da causa.

Marcos Palmeira denuncia que melhoras nesse quadro ficam mais distantes por causa dos interesses políticos: "É muito mais fácil vender um projeto como Belo Monte do que um de energia solar para o Brasil todo, onde quem se beneficiaria seria a população. Estão preocupados com as grandes obras, para tirar dinheiro de todo jeito, e de todo lugar. Não há interesse político em popularizar essas medidas simples e com baixo custo".

"A transformação está ao nosso alcance"

Com as críticas ao poder político, ele alerta para a necessidade de a sociedade civil se organizar: “A gente também não pode ficar lamentando. Por isso, fizemos o manual, para mostrar que há outras opções, além de esperar pela ação do Estado. O diretor da série, João Amorim, completou: "O lado positivo da série é que o Marcos faz as coisas, mas ele está se divertindo. Mostra que é algo colaborativo, que une as pessoas. A transformação está ao nosso alcance".

Últimas notícias