Seis cuidados com a saúde íntima feminina para esse Carnaval

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 09/02/2018 às 14:31
Como foi seu Carnaval de 2020? Compartilhe conosco! (Imagem: Reprodução)
Como foi seu Carnaval de 2020? Compartilhe conosco! (Imagem: Reprodução)

O Carnaval já começa amanhã, e muitos foliões estão no aquecimento para a festa mais esperada do ano. Apesar do clima descontraído, é necessário cuidado para aproveitar a folia sem nenhuma dor de cabeça, seja durante ou depois dos quatro dias. Para isso, conversamos com a Dra. Patrícia Varella, ginecologista parceira da Vagisil, que deu dicas de cuidados para as foliãs que vão pular bastante.

01. Banheiro Químico: usá-lo ou segurar e esperar um banheiro privado?

"Segurar a urina por muito tempo para conseguir ir a um banheiro pode ser muito prejudicial para a saúde íntima da mulher, uma vez que, quanto mais tempo prender a urina, mais suscetível à uma infecção a mulher fica, pois este é um meio de cultura de bactéria", explica Patrícia.

Se o banheiro químico for a única opção, ele deve ser usado com cuidado. Sentar no vaso sanitário é terminantemente proibido. Pra contornar a situação, a ginecologista lembra que "inventaram um acessório, que é muito útil para as mulheres nessa

época do ano. Trata-se de um funil que auxilia a mulher a urinar de pé. Este pode ser um grande aliado das foliãs". Além disso, se o banheiro permitir, lavar a região vaginal com sabonete íntimo é uma boa.

02. E o Short Jeans nesse Carnaval, pode?

Sim, você pode usar jeans! O problema nunca esteve no tecido, mas na forma como ele é usado. "Os modelos muito justos acabam abafando a região íntima, o que acelera a proliferação de bactérias. Se acontecer da foliã estar no bloquinho e tomar uma chuva é recomendado trocar a roupa íntima e o short", alerta Patrícia Varella.

03. É verdade que biquíni molhado pode trazer algum mal?

O uso do biquíni funciona, mais ou menos, nos mesmos moldes do short e da calça molhada, que também podem trazer problemas para a saúde íntima feminina. O recomendado é não passar mais de duas ou três horas coma peça úmida. Pior ainda é se a roupa estiver molhada de suor, que pode causar corrimentos e inflamações por alterar o Ph da região genital.

"Uma ótima dica é ter na bolsa um produto de higiene íntima, como o desodorante íntimo feminino, que é prático de usar. Basta borrifar na área externa da região íntima, e até mesmo um sabonete íntimo feminino pra poder usar na toalete ou se for ter uma relação sexual", indica Patrícia.

04. Como prevenir o odor da vaginal causado pelo agito e calor do Carnaval?

Sobre o assunto delicado, a Dra. Patrícia Varella explica:

"Apesar do odor vaginal ser natural do corpo, ninguém é obrigada a conviver com ele, basta prevenir com uma boa higiene íntima. Minha dicas: O primeiro passo para se livrar do odor: antes de cair na folia, tomar um belo banho acompanhado de um sabonete íntimo feminino. Aqui vale ressaltar a importância de ter um sabonete específico para a região vaginal, pois os demais para o corpo ou rosto por exemplo desequilibram o Ph da região vaginal e geram o efeito contrário. Além de ser o ideal para manter a saúde íntima em dia, o sabonete íntimo possui componentes de bloqueio de odor".

05. Amigas, amigas, roupas íntimas à parte!

 

Todas têm aquela amiga com a qual dividem o seu amor seus segredos. Mas o compartilhamento de roupas, principalmente as íntimas, é uma prática altamente criticada pela comunidade de ginecologistas.

06. Por último mas não menos importante: cuidado na hora da relação sexual!

O clima de descontração dos blocos ajuda, com certeza, na hora da paquera. Mas vale lembrar que, se a pegação ficar mais intensa, o uso de preservativos é indispensável (ainda mais no Carnaval). A camisinha não evita somente a gravidez indesejada, mas impede que a foliã e o folião se preocupem com doenças como sífilis, HPV ou gonorreia após a festa.

Outro ponto importante é o uso de lubrificantes: "A mulher deve tomar cuidado e usar um lubrificante íntimo, que seja específico para uso feminino. Os que não são adequados (não foram feitos para a mulher) são à base de silicone e não de água, o que provoca o desequilíbrio do Ph vaginal que pode acarretar em inflamações e corrimentos. Escolha um lubrificante feito especialmente para mulheres, à base de água!", aponta a Dra. Patrícia Varella.

Últimas notícias