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09/02/18
Hora do alongamento Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem
Hora do alongamento Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

Alongamentos podem ajudar na disposição dos foliões

Publicado por Mirella Martins em Carnaval 2018 às 16:13

Brincar o Carnaval não deixa de ser algo para os fortes: subir e descer ladeiras,  longas horas em pé no asfalto diante de um Sol escaldante… Haja energia. Quem tem o hábito de treinar regularmente possivelmente contará com resistência favorável. Mas e aqueles que não possuem atividades físicas em dias, e ainda sim amam o Carnaval? O profissional de educação física, Cassiano Vasconcelos, compartilha algumas orientações para aguentar o tranco e curtir um dos feriados favoritos dos pernambucanos.

Investir em alongamentos para promover o aumento da flexibilidade muscular e prevenir contra algumas doenças. Pode parecer simples, no entanto, traz mais agilidade, elasticidade e previne contra lesões. “Não o bastante, reduzem as tensões musculares, ativam a circulação e deixam os movimentos mais soltos e leves principalmente se coordenados com a respiração lenta e profunda para oxigenar melhor os tecidos”, garante Cassiano lembrando que eles, aliás, podem ser feitos também no pós-folia, ao chegar em casa.

Vale lembrar que alongar proporciona uma maior consciência corporal e não tem restrição de idade. “Há alguns casos que precisamos de mais cuidados, como aquelas pessoas que são portadoras de patologias da coluna. No mais, está indicado para todos em qualquer horário e lugar para diminuir a tensão muscular e trazer mais bem-estar”, destaca. A única ressalva de Cassiano é que antes de investir nesse processo de estímulo corporal, os interessados busquem referências com profissionais da área para trabalhar os grupos musculares corretos, tanto inferior quanto superior. “Tudo deve ser lento e suave, segurando em torno de 20 a 40 segundos até sentir a tensão. Ao chegar nesse ponto, relaxe e faça tudo novamente, em torno de duas ou três vezes. A flexibilidade ou estiramentos das fibras surge aos poucos e prepara o organismo para vários tipos de atividades”, finaliza.

 

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