SPFW: Pernambucano Dinho Batista estreia como estilista para a Alexandrine; Emanuela de Paula e Michelle Alves vão desfilar

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 16/03/2017 às 8:00
Dinho Batista - Foto: Lucas Fonseca/Divulgação
Dinho Batista - Foto: Lucas Fonseca/Divulgação

São Paulo - Dinho Batista, pernambucano saído do Recife há 17 anos, estreia como estilista nesta quinta (16), no São Paulo Fashion Week. A primeira coleção, assinada como Batista Dinho, é para a Alexandrine, maison aberta num casarão do Jardim Paulista em outubro do ano passado. Trata-se da realização de um sonho: ele veio para a capital paulista a fim de estudar moda, mas não conseguiu pagar a faculdade e, então, foi trabalhar numa agência de modelos.

Desenvolveu técnica de desfilar na ponta do pé, sem salto alto, e assim ensinou muitas modelos a ir e vir numa passarela. Tornou-se assessor pessoal de várias. Inspirou o personagem Visky (Rainer Cadete) da novela Verdades Secretas. Hoje assessora as top models Michelle Alves, Emanuela de Paula, Fernanda Tavares, Cíntia Dicker, Isabeli Fontana e Luma Grothe. As quatro primeiras vão desfilar para ele, além de Carol Ribeiro e da new face pernambucana Fernanda Oliveira.

Dinho em mesa de seu ateliê com os tecidos que cria a partir de tressê - Foto: Romero Rafael/Social1 Dinho em mesa de seu ateliê com os tecidos que cria a partir de tressê - Foto: Romero Rafael/Social1

A coleção de Dinho é feita a partir de tressê, entrelaçado de fitas de cetim e gorgurão. A inspiração vem das fitas coloridas de festejos populares como o Carnaval e São João, mas as dele tem cores sóbrias: preto, cinza, branco, off-white e verde-oliva. O agora estilista elaborou técnica para tornar o tressê resistente: posto sobre entretela, vai a uma prensa aquecida aos 190º graus. O resultado é um tecido de alfaiataria - cerca de 80% da coleção, aliás, é de alfaiataria. São peças pesadas, de modelagens retas, segundo ele. Alguns moldes remetem ao guarda-roupa masculino.

Serão apresentados 29 looks. Cada peça leva o nome de uma mulher importante na vida de Dinho - há mãe e irmã, top models, amigas e Alexandra Fructuoso, dona da Alexandrine, de quem é amigo há bons anos e por quem foi convidado para esta missão. Conta que, além da maison, a coleção será vendida em showrooms em Dubai e Los Angeles.

Sobre a inversão da ordem do nome e sobrenome, explica que acha assim mais maduro: "Não sou mais aquele menininho. Todo aquele glamour, o deslumbramento da moda, eu não tenho mais. Eu perdi". Não está, sequer, nervoso com a estreia como estilista e já sabe que volta à passarela do SPFW na temporada do 2º semestre.

Leia também:

Menos glamoroso, São Paulo Fashion Week estreia 43ª temporada com presença do prefeito João Doria

Com Selton Mello e Seu Jorge, Osklen mostrou coleção e agradou

Otto foi ao desfile de Lilly Sarti e contou que lança CD em junho

Primeiro dia de desfiles teve pele corada simulando o efeito do frio

Vitorino Campos reinventou o náilon

Ellus celebrou 45 anos com hits da grife e das passarelas

PatBo se rendeu ao esportivo e Gig desfilou tricô fluido e brilhante

"O preconceito atrapalha os números", diz Renato Meirelles, que defende um mercado aberto à diversidade

Fabiana Milazzo apresenta texturas e bordados de brilhar os olhos

*Repórter viajou a convite do SPFW

Últimas notícias