SPFW: "A internet mudou a maneira como a gente vê moda e os influenciadores digitais, o consumo", diz Alice Ferraz, da Fhits

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 16/03/2017 às 14:26
Alice Ferraz - Foto: Divulgação; Ilustração: Sew Sketchy
Alice Ferraz - Foto: Divulgação; Ilustração: Sew Sketchy

São Paulo - Há cinco anos Alice Ferraz fundou a Fhits, plataforma que agrega influenciadores digitais de moda e lifestyle, inclusive a recifense Rebeka Guerra, a internacional Camila Coelho e Lalá Noleto. Seu trabalho é sustentado pela expertise na área de moda - são 25 anos atuando no meio - e os desafios instigantes das mudanças diárias que o universo digital propõe. "A gente tem de estar mais antenado. Antes era mais fácil, agora é mais instigante. A gente muda o tempo todo, a vida é mudança. Então, só acho que a comunicação está se adequando a isso", disse ela ao Social1, à saída do desfile de À La Garçonne, de Alexandre Herchcovitch.

Durante o São Paulo Fashion Week, numa programação paralela, Alice Ferraz e seu time de influenciadores digitais fazem a roda girar numa nova maneira de apresentar e vender moda. "A participação nos desfiles é importante, mas as presentations, no QG da Fhits, faz uma apresentação, passa slides com tendências e mostra influenciadoras digitais vestindo as peças. Vende na hora. É o "see now, buy now" (veja agora, compre agora), now. Por que é now quando? Daqui a três meses já não é now", explica o modelo de negócio, que, segundo ela, é injeção, inclusive, anti-crise econômica: "Se souber usar a nova comunicação da maneira certa, você atinge". Diz que há marca que estourou no último ano seguindo esse modelo.

A empresária é do tempo em que o jornalista assistia aos desfiles quando as peças eram fotografadas apenas por câmeras profissionais, sem blogs nem mídias sociais; o jornalista guardava a informação para depois escrever para as revistas e, só em seguida, chegava ao consumidor. "A internet mudou a comunicação e a maneira como a gente vê moda, e os influenciadores digitais mudaram o consumo, porque quando eles começaram a usar, as pessoas passaram a querer na hora. E se você quer na hora, muda o consumo", falou.

Rebeka Guerra com Alice Ferraz no lançamento do livro "A moda à brasileira" - Foto: Divulgação Rebeka Guerra com Alice Ferraz no lançamento do livro "A moda à brasileira" - Foto: Divulgação

"Quando conheci Rebeka Guerra, minha visão sobre a mulher do Recife mudou"

Ainda durante a programação paralela da Fhits, Alice Ferraz lançou o livro Moda à Brasileira, pela editora Gente. Traz dez influenciadoras digitais mais a atriz Lucy Ramos. Entre elas, a recifense Rebeka Guerra. "Quando conheci Rebeka, minha visão sobre a mulher do Recife mudou. Já tinha ido algumas vezes ao Recife e sei que a recifense gosta de se arrumar, se vestir; ela tem essa coisa de que eu gosto muito, mas Rebeka consegue unir o internacional. Então, da mesma maneira que ela é maxi, põe o 'batonzão' e o salto, tem o minimalismo. Ela limpa alguma coisa; traduz o internacional para o local e mistura", elogiou. As duas marcam lançamento do livro no Recife, em abril.

Leia também:

Menos glamoroso, São Paulo Fashion Week estreia 43ª temporada com presença do prefeito João Doria

Com Selton Mello e Seu Jorge, Osklen mostrou coleção e agradou

Otto foi ao desfile de Lilly Sarti e contou que lança CD em junho

Primeiro dia de desfiles teve pele corada simulando o efeito do frio

Vitorino Campos reinventou o náilon

Ellus celebrou 45 anos com hits da grife e das passarelas

PatBo se rendeu ao esportivo e Gig desfilou tricô fluido e brilhante

Pernambucano Dinho Batista estreia como estilista para a Alexandrine; Emanuela de Paula e Michelle Alves vão desfilar

"O preconceito atrapalha os números", diz Renato Meirelles, que defende um mercado aberto à diversidade

Fabiana Milazzo apresenta texturas e bordados de brilhar os olhos

*Repórter viajou a convite do SPFW

Últimas notícias