Como se livrar das gordurinhas da barriga

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 22/01/2017 às 9:32
Foto: reprodução
Foto: reprodução

No começo, muitos não se preocupam, até que, com o tempo, ela vai ganhando espaço e se instalando. Estamos falando da gordurinha da barriga. Se você se identificou, saiba que não está sozinho. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE, mostram que 37,7% dos brasileiros têm cintura aumentada.

Além da preocupação com a estética, essa barriguinha saliente esconde riscos para diversas morbidades. A OMS estabeleceu até onde a circunferência abdominal pode chegar sem causar riscos de doenças. Para homens, o tamanho indicado foi de até 102 cm, já para as mulheres, 88 cm. De acordo com Bruno Simões, professor de Educação Física da Uninassau, o excesso de gordura abdominal, sobretudo a obesidade, está associado a complicações cardiovasculares que podem levar à hipertensão arterial, derrames, diabetes tipo 2, aumentos das taxas de triglicerídeos e do colesterol ruim - LDL), diminuição da taxa de HDL (colesterol bom) e câncer.

O que pode ser feito para evitar tudo isso? “É indispensável se manter ativo e, para isso, há uma gama enorme de possibilidades de exercícios físicos para escolher. Pode-se optar pela natação, tênis, corrida, musculação, crossfit, treinamento funcional e muitos outros. O importante é que se pratique qualquer exercício físico três vezes por semana, pelo menos, com duração média de 30 a 40 minutos, isso já é suficiente”. O professor lembra, ainda, que é de fundamental importância consultar um profissional de educação física para orientação de um processo seguro e eficaz.

Treino, alimentação e descanso

Não existe um exercício específico para eliminar a gordura localizada no abdômen. Para o professor Bruno, o que vale mesmo é a prática regular de atividades físicas para reduzir o percentual de gordura e aumentar a massa magra. Mas que ninguém se engane: este é um processo demorado para alguns e requer muita paciência e foco.

Ainda segundo o professor, existem outros dois fatores que são tão importantes quanto o exercício físico: ter uma alimentação equilibrada e o descanso adequado. Muitos acreditam que, ao realizar um treino, pode-se comer o que quiser, sem impor limites. Mas esse é um pensamento equivocado, a alimentação correta é tão importante quanto a realização de exercícios.  Além disso, nada como uma boa noite de sono, pois é durante o sono que as principais células do corpo se regeneram. Bruno lembra que gordura é nada menos do que fonte de energia e, através do repouso, ela é metabolizada, ou seja, eliminada.

Últimas notícias