Astros de Hollywood em ato contra Donald Trump

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 20/01/2017 às 10:13
Alec Baldwin
Alec Baldwin

Em ato contra a administração de Donald Trump à frente dos Estados Unidos, astros de Hollywood comandaram, na noite da quinta-feira (19), em Nova Iorque, uma campanha de cem dias de "resistência pacífica". Milhares de pessoas desafiaram o frio que fazia por lá para participar da iniciativa bem ao lado do Trump International Hotel e perto da Torre Trump, marcas da presença em Nova Iorque do magnata Donald Trump, que toma posse nesta sexta-feira (20).

protesto

Cher - Foto  Reuters/stephanie Keith Cher - Foto Reuters/stephanie Keith

Aos atores Robert de Niro, Alec Baldwin, Mark Ruffalo, Julianne Moore, Rosie Perez, Marisa Tomei, Sally Field, ao realizador Michael Moore e à cantora Cher, juntaram-se políticos e dirigentes sindicais para exigir unidade diante dos perigos que acreditam que Donald Trump representa como Presidente. "Temos que seguir em frente - não para protestar contra Trump -, mas para proteger a nossa gente e os nossos valores", afirmou Ruffalo, uma das figuras que, a par com Michael Moore, esteve por detrás da convocatória da iniciativa. Baldwin, que ridiculariza Trump num espaço regular no programa televisivo satírico "Saturday Night Live", foi um dos que discursou para a multidão. "Vamos ter 100 dias de resistência?", questionou os manifestantes, para responder "Fantástico", perante a resposta recebida.

Mark Ruffalo Mark Ruffalo

Segundo os organizadores, na ação contra Donald Trump participaram entre 20 mil e 25 mil pessoas, muitas das quais exibindo cartazes com mensagens em que se lia "Como meu Presidente, nunca" ou "20 de janeiro de 2017, o dia em que a democracia morreu".  "Atravessamos um momento muito perigoso", disse, por seu lado, Michael Moore. A cantora Cher, de 70 anos, também aderiu à manifestação, que durou pouco mais de duas horas: "Vivi sob a administração de 12 Presidentes e nunca pensei que ia coincidir com este arrogante".

Julianne Moore Julianne Moore

Nas diversas intervenções destacou-se a diversidade racial e cultural de Nova Iorque, que Ruffalo qualificou como "preciosa", e lançaram-se apelos para defender os imigrantes indocumentados das ameaças de deportação feitas por Donald Trump. Devemos juntar-nos para proteger algo precioso para nós que é termo-nos uns aos outros", afirmou Ruffalo.

Michael Moore Michael Moore

Entre os que assistiram à iniciativa estavam representantes dos principais grupos étnicos da cidade, acompanhados por amigos, familiares e até pelas suas mascotes. Ao palco montado para a iniciativa subiram atores e dirigentes políticos, todos eles coincidindo na necessidade de reforçar ações contra a administração de Trump e de proteger imigrantes ou muçulmanos. "O poder do povo é maior do que o deste estúpido", afirmou Cher.

Marisa Tomei Marisa Tomei

hate

Últimas notícias