As marcas que não saem da cabeça dos consumidores foram homenageadas, nesta terça à noite, no JC Recall de Marcas. Na 19ª edição, o prêmio - uma parceria com o Instituto Harrop- foi entregue, no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, e reuniu a nata dos publicitários e empresários da cidade.
Para a elaboração do ranking foram entrevistadas 500 pessoas do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Os entrevistados (pertencentes às classes sociais A, B e C) responderam quais marcas vem primeiro à cabeça em 60 categorias. Este ano, teve 15 novas categorias em relação ao ano passado: açúcar, água mineral, curso preparatório para concurso, curso preparatório para Enem, detergente, empresa de telefonia, hospital e clínica de olhos, leite, macarrão instantâneo, moto, ótica, salgadinho, suco, tinta e TV por assinatura.
Três nomes obtiveram o maior percentual de lembrança em suas categorias e em comparação a todas as demais pesquisadas. Esta categoria é composta pelas marcas que tiveram o maior percentual de lembrança na sua categoria e em comparação a todas as demais pesquisadas. Esse trio da pesada é formado por Vitarella, Pitú e Minhoto. A Coca Cola conquistou o Top Recall do JC Recall de Marcas 2016, prêmio dado à marca mais lembrada espontaneamente
Na categoria desempenho, a fabricante de joias e semi-joias Rommanel conquistou o primeiro lugar, dado à marca com maior crescimento no índice de lembrança de um ano para outro. No quesito verde, a Natura é a mais lembrada pelo quinto ano consecutivo, dedicado às marcas que se preocupam com o meio ambiente.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.