Ronaldo Fraga e mais 14 artistas em imersão cultural na Mata Sul pernambucana

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 17/11/2015 às 18:07

Ronaldo Fraga, Bárbara Maranhão e Fábio Delduque Ronaldo Fraga, Bárbara Maranhão e Fábio Delduque

A Usina Santa Terezinha, em Água Preta, Zona da Mata Sul pernambucana, fundada em 1926, recebeu, nesta terça (17), 15 artistas nacionais para uma imersão cultural envolvendo variadas expressões culturais, como música, cinema, gastronomia, design, moda, artes visuais, teatro e dança. O projeto de residência artística Festival Arte na Usina é organizado pela Associação Jacuípe em parceria com o Festival Arte Serrinha (Projeto Expedição Brasil Profundo), que já vai em sua 14ª edição – realizada em julho deste ano – em Bragança Paulista, São Paulo. Este é o primeiro evento coletivo da Associação Socioambiental e Cultural Jacuípe, entidade que, ainda em formação, promove um evento como símbolo de sua crença na força aglutinadora e transformadora da arte.

Daniel Santiago, Ronaldo Fraga e Marcelo Silveira Daniel Santiago, Ronaldo Fraga e Marcelo Silveira

Para esta semana de imersão, estarão reunidos artistas como o pianista, arranjador, compositor e produtor Benjamim Taubkin; o designer e artista plástico Hugo França; a artista plástica Laura Vinci; a bailarina e coreógrafa Morena Nascimento; o estilista Ronaldo Fraga; o cineasta Beto Brant; o escritor, editor e curador de fotografia independente Diógenes Moura; a bailarina Lú Brites; o fotógrafo Luiz Braga; somada à gastronomia de Neka Menna Barreto; a curadoria do artista plástico e produtor Fábio Delduque. Se juntam a eles os artistas pernambucanos Marcelo Silveira, Beth da Matta, Márcio Almeida, Daniel de Lima Santiago e Adiel Luna, para vivenciarem uma diversidade de programas culturais.

Nesta terça (17), eles conheceram a parte da usina que está desativada e a vila de moradores. Até o dia 22, a comunidade local vai vivenciar diversas oficinas culturais e trocar experiências com os artistas. Ronaldo Fraga deu uma fugida hoje para ir a João Pessoa receber o Título de Cidadão daquela cidade, mas retornará à usina.

Últimas notícias