"Trueque" reúne coleção de memórias dos Doutores da Alegria

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 31/10/2015 às 14:10
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Há mais de um ano em circuito nacional, o espetáculo Trueque, da tríade Enne Marx, Tamara Floriano e Fernando Escrich, é fruto de memórias que vêm sendo compartilhadas ao longo de mais de uma década pela ONG Doutores da Alegria, que leva o riso como forma de remédio para crianças com câncer em Pernambuco. Dos hospitais aos palcos, Mary En e Tan Tan, personagens encenados pelas atrizes, são pílulas que combatem diariamente dor, tristeza, mau humor e outros sentimentos que corroem o ser humano.

Trueque BAIXA-108

Com passagem pela Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Paraná, Ceará, Bahia e Pernambuco – onde estreou, em 31 de maio de 2014, dentro da programação do Festival Palco Giratório Recife –, a peça explora a troca entre o palhaço e público. “Nos hospitais, cada novo encontro exige da gente uma nova forma de improviso. A gente nunca sabe como uma criança vai reagir a uma brincadeira. Nos palcos, nós mantemos essa interação”, conta Enne. Premiado no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos deste ano com Melhor Atriz (Tamara Floriano) e Melhor Iluminação (Luciana Raposo), o espetáculo está repleto de cenas de interação e improviso. Tamara explica que elas "transpõem a realidade que vivem no hospital para uma caixa cênica ou para as ruas".

Trueque BAIXA-23

Unindo elementos do circo tradicional, esquetes clássicas, música e malabares, a montagem foi pensada para entreter crianças e adultos. Enne explica que a peça carrega o desejo de instigar nos pequenos o prazer pela música: "Entre os elementos do cenário estão sinos, kazoo e outros instrumentos. O objetivo é que as crianças conheçam melhor as notas musicais. No final do espetáculo elas ganham um panfleto para colorir as notas em casa."

Trueque BAIXA-119

Sobre o tipo de humor que agrada todas as faixas etárias, as palhaças explicam que não subestimam as crianças: "O nosso humor é inteligente. Colocamos as crianças de igual pra igual, processo que trazemos também dos hospitais. O riso não é um riso fácil, a gente não tá ali pra fazer rir: o riso surge como consequência".

Trueque se apresenta neste sábado (31) e domingo (1º), no Teatro Apolo, dentro da programação do Festival de Circo do Brasil.

Últimas notícias