Vidro de controle solar é aliado na redução da conta de energia

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 02/08/2015 às 12:51
vidro FOTO:

vidro

Os modelos globais do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) tem mostrado que até 2100 a temperatura global pode aquecer entre 1.4 e 5.8 graus Celsius e dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) já apontam para valores acima da normal climatológica; uma realidade que causa o aumento de consumo de energia e das emissões de carbono.

Além disso, o Brasil está vivendo um momento de crise energética, em que o consumo de energia nas residências está ligado não só a aparelhos e eletrodomésticos, mas também aos hábitos do dia a dia. Tendo este cenário em vista, arquitetos e engenheiros já buscam soluções para encarar as mudanças climáticas e os vidros de controle solar aparecem como uma das boas opções para a construção civil.

vidro2

Com a função principal de filtrar os raios solares por meio da reflexão da radiação, os vidros entram no mercado para atender projetos que necessitem de um envidraçamento capaz de diminuir o aquecimento nos ambientes sem afetar a entrada de luz. Seja em coberturas ou fachadas, é fato que as áreas envidraçadas estão cada vez maiores, não somente em espaços públicos e edifícios, como também em residências. Consequência direta dos benefícios do material que, entre outras vantagens, permite iluminação natural, reduz a utilização da luz artificial e quando aplicado laminado atua como barreira aos raios ultravioletas (UV) e infravermelho, traz segurança e reduz a entrada de ruídos. Sem falar que todo vidro é 100% reciclável, sendo grande aliado da sustentabilidade.

Solução amplamente explorada em mercados como Estados Unidos e Europa, especialmente em projetos de retrofit, o material está sendo, cada vez mais, indicado por especificadores e projetistas para aplicação em todos os tipos de obras. Segundo Bruno Maçães, nome à frente da pernambucana Intervidro, o principal benefício no uso do material é a economia na conta de luz, pela redução do uso de ar-condicionado. “Além disso, proporcionam conforto térmico, pela redução da temperatura interna, e conforto visual, devido ao controle da transmissão luminosa.”, ressalta Bruno.Segundo ele, se comparados às películas, os vidros de controle solar podem ser uma melhor opção quanto à durabilidade. “A performance do vidro tem durabilidade vitalícia, já a película tem prazo de validade com custo elevado.”, ressalta.

;

Últimas notícias