Deputados "colírio" nas cadeiras da Alepe

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 14/07/2015 às 16:27
Fotos: Reprodução/Internet
Fotos: Reprodução/Internet

Por Maria Luiza Veiga

Especial para o Social1

Fotos: Reprodução/Internet Fotos: Reprodução/Internet

Não importa se têm 20 e poucos anos ou quase 40, se atuam no Interior de Pernambuco ou na Região Metropolitana ou ainda se focam prioritariamente na educação, saúde ou mobilidade - o que cinco dos 49 deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco têm em comum é a beleza. Conheça o perfil dos cinco deputados mais gatos da casa e também, claro, suas áreas de atuação na política.

Rodrigo Novaes

rodrigo

"Colírio" para algumas funcionárias da Alepe, o deputado Rodrigo Novaes (PSD), de 34 anos, na verdade, disse que não se considera bonito. "Eu acho que a gente está mal representado no quesito beleza na Assembleia (risos). Sou uma pessoa de pouca vaidade, não me acho nem um pouco bonito, mas me sinto lisonjeado", afirma.

Preocupado com a saúde, ele conta que faz academia e meditação transcendental para lidar com a vida política atribulada: Eu me cuido, se disser que não me cuido é mentira. Me preocupo com a balança; evito doce, gordura."

Casado há quatro anos com Marina Cantarelli e pai da Lara, de um ano, ele disse que as esposas de pessoas públicas passam por uma fase de adaptação para se acostumar com a relação político-eleitor que, as vezes, pode ser motivo de ciumeira.

90% da votação do deputado veio do Sertão de Pernambuco. Na política, ele quer provar que não é apenas um rosto bonito. O foco é levar o desenvolvimento da capital para o Sertão do Estado. "A gente vê os hospitais em Recife lotados porque não tem hospitais oferecendo todos os tipos de serviços no interior. As faculdades estão com vagas limitadas na capital porque não temos tantas faculdades fora daqui. Precisamos que as famílias sertanejas vivam no sertão, que seus filhos vivam lá e possam criar suas famílias com dignidade", finaliza.

Lucas Ramos 

lucas

O deputado Lucas Ramos (PSB), 29, conta que em época de campanha já foi recebido com manifestações "bem calorosas" das eleitoras. "Já aconteceu de algumas mulheres gritarem 'lindo', 'gostoso' [na hora do pronunciamento]. Eu fiquei com vergonha, mas levo numa boa."

"Eu posso citar diversas histórias que para minha esposa não foram tão engraçadas assim (risos), mas sempre acontece de na hora de tirar uma foto a gente levar uma apertada indiscreta, um comentário no pé do ouvido, convites acontecem também, mas eu sou casado e não posso dar essa liberdade", completa. Há cinco anos ele é casado com Juliana Luchsinger, que está grávida das gêmeas Mariana e Isabel, que devem chegar em outubro. A esposa, sempre que pode, participa de sua agenda política.

Lucas Ramos, que está em seu primeiro mandato na casa legislativa, conta que não faz atividade física e, às vezes, para agradar os eleitores, acaba comendo além da conta. "As pessoas são muito receptivas e se esforçam para receber a gente. Então é comum almoçar umas três vezes, senão eles entendem como uma desfeita", conta o deputado, que tem no Sertão, o seu reduto eleitoral.

O enfoque do vice-líder do Governo na Alepe também é no desenvolvimento do Interior. "A gente visa interiorizar o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco, queremos fazer crescer todo o Estado por igual. Eu tenho agora neste primeiro mandato a oportunidade de me firmar através da política na vida das pessoas e dar o meu melhor nessas áreas tão necessitadas", diz. Lucas é integrante da Frente Parlamentar em defesa da revitalização do Rio São Francisco.

Sílvio Costa Filho

silvio

Em seu terceiro mandato na casa legislativa, o deputado Sílvio Costa Filho (PTB), 33, acredita que o rosto jovem e bonito ajuda nas campanhas, mas não é fator determinante. "Se disser que a imagem não ajuda numa eleição eu estaria mentindo. Ajuda, mas não adianta ter só um rosto se não tiver conteúdo, espírito público, vontade de trabalhar."

Sobre manter a forma, ele afirma moderar na alimentação nos dias de semana: "Eu procuro comer peixe, salada e frango grelhado de segunda a sexta. No final de semana como um bodezinho, cozido, coisas que adoro. Quanto à malhação, eu até me matriculei, mas relaxei e pretendo voltar."

Casado há cinco anos com Cristiana Lemos, ele conta que sua esposa é muito compreensiva e parceira em relação à sua carreira política "Ela já me conheceu quando eu estava na política e sempre foi solidária nas horas boas e nas horas difíceis". O parlamentar é pai de duas crianças: Silvio Costa Neto, o Silvinho, de 4 anos, e Luiza, 2.

Em sua atual legislatura, ele foca em dois temas vitais na RMR: educação e mobilidade urbana. "Eu sou formado em pedagogia e adoro atuar na parte de administração e gestão escolar. A minha outra pauta é a mobilidade urbana. Eu presidi a comissão de mobilidade e a gente discutiu a situação preocupante que a gente está vivenciando hoje nos corredores de ônibus, as superlotações", destaca.

Clodoaldo Magalhães

clodoaldo

Clodoaldo Magalhães (PSB), 39, é o único solteiro da lista. O deputado, que é também endocrinologista, malha três vezes por semana e faz pilates pelo menos uma. Assim como Silvio Costa Filho, ele conta que ajuda ser bonito, sim, mas acredita também que um rosto jovem não passa tanta credibilidade, podendo também prejudicar quando se trata de política.

Quanto à paqueras, o deputado conta que já teve até beijo roubado em campanha: "Eu estava em Itaquitinga [Zona da Mata Norte] dentro do carro com o vidro aberto. Uma senhorinha botou o rosto pela janela e me deu um beijo. Eu fiquei com muita vergonha na hora", lembrou.

Atuante principalmente na Mata Sul, Agreste do Estado, seu foco é na área da saúde: "Minha luta é por melhorias na gestão da saúde, humanização do atendimento e melhor eficiência dos gastos públicos". Tal eficiência, segundo ele, é investir mais na prevenção do problema que em sua cura. "Você pode gastar milhões com pessoa que são acidentadas de moto quando poderia gastar muito menos com a educação no trânsito, por exemplo. Deve-se investir na atenção primária, que é a prevenção", acredita.

Miguel Coelho

miguel

O mais jovem do Palácio Joaquim Nabuco, Miguel Coelho (PSB), 24, ficou surpreso de estar na lista. Todavia, o deputado acredita que o elogio só ajuda no ego, não na atuação parlamentar. "Fico feliz por entrar nesta seleta lista, mas isso não atrapalha e nem ajuda nesse primeiro mandato. Colocar a beleza como algo especial, o ego fica maior do que a pessoa e isso não pode acontecer, temos que saber dosar para que esse tipo de coisa não afete o nosso trabalho".

Miguel namora há três anos com Lara Secchi. Ele conta que a namorada sabe que em agendas como São João e vaquejada, por exemplo, é comum ele dançar forró com várias outras mulheres. "Eu acho que a liberdade vai até onde você dá, então quando vêm as mais, digamos, 'calorosas', ela fica com um olho a mais (risos), mas entende e me acompanha sempre que dá nas agendas", comenta.

Um fato inusitado, no entanto, foi um pedido de casamento - e não veio da namorada. "Na campanha eu recebi um pedido de casamento. Recentemente encontrei a moça e ela disse que está esperando até agora. Eu levei na esportiva e espero que ela tenha levado também", afirma.

Presidente da Comissão de Agricultura na Casa, o deputado conta que tem um foco muito especial no setor. Outra área que dá prioridade é a educação: "Meu primeiro projeto de lei que está tramitando na Alepe é de determinar 30% do FEM [Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal] para ser investido na educação". O prefeito é quem determina, atualmente, para que área serão destinados os recursos.

Últimas notícias