"Procuro fazer o que eu queria ver", diz sósia de Raul Seixas sobre show-tributo

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 21/05/2015 às 7:00
Raul: 70 anos, se vivo Foto: Andréa Simões/Divulgação
Raul: 70 anos, se vivo Foto: Andréa Simões/Divulgação

Renato Ignácio Como Raul SeixasFoto: Anderson Xexa/Divulgação Renato Ignácio como Raul Seixas/Foto: Anderson Xexa/Divulgação

A vida do artista paulista Renato Ignácio, 40 anos, desde cedo se anunciava destinada a se unir à história de Raul Seixas. "Eu comecei a compor aos 15 anos, o pessoal ouvia e associava o meu jeito de cantar e as minhas letras às dele", conta Ignácio, que só há seis anos resolveu estudar o baiano e, então, conhecê-lo para além dos hits. "Comecei a ouvir muito e me apaixonei. Pensei: 'quero levar Raul para o palco de novo' e montei uma banda". O tal projeto, batizado como Viva Raul - O tributo, será apresentado no Teatro Guararapes, dia 30 deste mês, às 21h.

A aproximação fez com que Ignácio assumisse para si e para os outros a semelhança física com Raul. "Eu não me achava parecido. Hoje em dia, quando vejo fotos e vídeos, enxergo uma semelhança grande. Uso cavanhaque há mais de 15 anos, mas era aparadinho, o cabelo era curto, batidinho, e mesmo assim achavam semelhante. É engraçado, mas quando fui me envolvendo fui me parecendo. O cabelo e a barba são meus".

Fotos: Andréa Simões/Divulgação Fotos: Andréa Simões/Divulgação

Raul Seixas no estúdio

Além do repertório e da aparência, o tributo de Ignácio preza por reproduzir roupas usadas pelo ídolo, seus trejeitos... Como não viu o artista ao vivo, assiste a vídeos e lê arquivos de jornais e revistas para copiá-lo. Das entrevistas pinçou trechos e gravou vídeos-pílulas para serem exibidos em espaços do show. Também pesquisou historinhas sobre músicas e causos para interagir com o público. Como se fosse uma exposição e não só um show. "Eu procuro fazer o que eu queria ver. Já aconteceu de a pessoa chegar com os olhos cheios d'água, me agradecer e dar um abraço. As pessoas fazem uma viagem, e isso é gratificante", diz ele, que recebe nos tributos tanto fãs saudosos quando gente de gerações pós-Raul Seixas.

https://www.youtube.com/watch?v=u0_gQUlxupA&feature=youtu.be

Uma música?

Sim. A letra dela é espetacular. Gostaria que todo mundo a ouvisse um dia. Inclusive você. Quando ouvir vai entender.

https://www.youtube.com/watch?v=F6WZUedl41o

Raul por Renato?

Um mestre. Tenho orgulho de me inspirar nele, nas letras, atitudes, ideologias...

Se ele estivesse vivo?

Estaria na mesma pegada, com músicas excepcionais, e teria feito filmes, que um dos dos sonhos dele era atuar. Ele até dizia que era bom fingidor como cantor e compositor.

Sobre a loucura e a lucidez de Raul...

Ele entrava na mente das pessoas e dizia o que elas queriam e o que não queriam ouvir. Aquilo era a verdade.

Últimas notícias