Livro e exposição comemoram 85 anos da primeira visita do Zeppelin ao Recife

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 19/05/2015 às 11:13
História: sexta-feira completam 85 anos da 1ª viagem do Zeppelin ao Recife
História: sexta-feira completam 85 anos da 1ª viagem do Zeppelin ao Recife

Convite_Zeppelin - V5

Na próxima sexta-feira, 22 de maio, serão comemorados exatos 85 anos da primeira viagem do Zeppelin ao Recife. A data marca também a primeira vez que um veículo aéreo cruzou o Atlântico vindo da Europa à América Latina. Para celebrar este dia, será lançado no Museu da Cidade, às 19h, o livro “O Zeppelin no Recife” com 30 imagens selecionadas pelo historiador Dirceu Marroquim e pelo artista plástico e restaurador Jobson Figueiredo, este último uma das maiores autoridades no Brasil sobre a era dos Zeppelins.

No mesmo dia será lançada uma exposição de imagens antigas, muitas delas inéditas, que mostram cenas do dirigível na cidade e de bastidores. A mostra conta com projeções, fotografias e músicas da década 30 para lembrar o Recife de 85 anos atrás. Quem assina a curadoria é Jobson Figueiredo, Dirceu Marroquim e Betânia Corrêa de Araújo. A expô fica em cartaz até o dia 26 de junho.

zep cidade

As imagens do livro e que compõem a exposição fazem parte dos acervos do Museu da Cidade e de Jobson Figueiredo. Algumas foram clicadas pelos próprios tripulantes do gigantesco dirigível durante a sua passagem pela capital pernambucana. O Graf Zeppelin tinha 236 metros de comprimento e chegou a realizar uma volta ao redor do mundo no início do século passado. Na época, nenhum avião conseguia atravessar grandes distâncias e navios levavam meses para chegar.

A relação do Zeppelin com o Recife sempre foi estudada, mas ainda hoje é pouco conhecida. A cidade mantém intacta a torre de atracamento, única no Brasil, aberta à visitação no parque científico no bairro do Jiquiá. Por aqui, tripulação e passageiros desembarcavam e o dirigível era reabastecido com gás e suprimentos.

Últimas notícias