Cine PE 2015: 27 filmes, 12 pernambucanos e estreia nacional de "O exótico hotel Marigold 2"

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 08/04/2015 às 10:29
A Luneta do Tempo no hors concours. Fotos: Divulgação
A Luneta do Tempo no hors concours. Fotos: Divulgação

REFORMA Cinema São Luiz reabre as portas em setembro com programação especial Cinema São Luiz abrigará o Cine PE este ano

O Cine PE 2015 se volta para a sua essência: de volta ao Cinema São Luiz, local que abrigou os primórdios do evento. O festival deste ano será de 2 a 8 de maio, exibirá 27 filmes, dos quais 12 são pernambucanos e dois estrangeiros. Na abertura, estreia do "O exótico hotel Marigold 2" com a presença do diretor inglês John Madden. Outra atração é a exibição do primeiro longa de Alceu Valença: "A luneta do tempo", que vai encerrar o evento. Na edição deste ano serão quatro os homenageados. As homenagens póstumas serão realizadas no dia de abertura ao escrito e dramaturgo, Ariano Suassuna e  ao ex-governador Eduardo Campos. No último dia, Helena Inês e Alceu Valença.

O Exótico Hotel Marilgold na estreia O Exótico Hotel Marilgold na estreia

Sandra e Alfredo Bertini reuniram a imprensa, esta semana, para dar mais detalhes do evento. "Este ano teve recorde de inscrição. Foram mais de 720 títulos inscritos e analisados", disse o produtor. Eles também comentaram sobre as entradas para acompanhar o evento: "Nossa ideia inicial não era cobrar ingresso. Mas o custo da inteira [R$4] e da meia [R$2] serão revertidos para pagar os custos do próprio Cinema São Luiz". Este ano o patrocínio também ganha uma repaginada. Investimentos de pessoas físicas no festival estão sendo aceitos e os investidores irão participar de sorteios para viagens feitos pela produção do Cine PE.

A Luneta do Tempo no hors concours. Fotos: Divulgação A Luneta do Tempo no hors concours. Fotos: Divulgação

O formato permanece o mesmo. Haverá uma mostra especial com filmes hors concours: o filme dirigido por Alceu Valença, A Luneta do Tempo, e o filme de estreia O Exótico Hotel Marigold 2. Além disso, as tradicionais mostras competitivas de de longas, de curtas nacionais, de curtas de PE, e da mostra infantil, fora da competição. Da premiação oficial do Cine PE-Festival do Audiovisual, o troféu Calunga, concorrem os filmes "Permanência" (primeiro longa de Leo Lacca), o paulista "O Amuleto" (suspense de Jeferson), o carioca "O vendedor de passados" (de Lula Buarque de Hollanda) e o português Cavalo dinheiro (de Pedro Costa).

O Vendedor de Passados, com Lázaro Ramos, também será exibido O Vendedor de Passados, com Lázaro Ramos, também será exibido

Muitas personalidades estão sendo convidadas para prestigiar o evento. Quem confirmou presença foi Beto Albuquerque, que foi vice na chapa de Marina Silva em 2014. Os atores Lázaro Ramos e Maria Fernanda Cândido também vão comparecer.

"Cinema como nunca, pernambucano como sempre". Assim é o lema da edição deste ano! Veja lista completa dos filmes que serão exibidos. Lembrando que a programação completa, com dias e horários confirmados, ainda não foi divulgado.

Permanência, com Irandhir Santos, concorre ao Troféu Calunga Permanência, com Irandhir Santos, concorre ao Troféu Calunga

Últimas notícias