Comemore o Ano Novo Chinês como manda a tradição

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 24/01/2015 às 8:00

Dia 19 de fevereiro será comemorado o Ano Novo Chinês. A data, aliás, marca apenas o início das comemorações, que na China duram 15 dias. Nesse período, os chineses preparam uma série de rituais para garantirem um ano mais próspero e cheio de saúde. Veja:

2015 é o ano da cabra para os chineses. Foto: Reprodução/Internet 2015 é o ano da cabra para os chineses. Foto: Reprodução/Internet

1º dia – No dia do Ano Novo Lunar, os chineses não comem carne. Esse é o dia do ‘acolhimento dos deuses do céu e da terra’, quando eles se alimentam para garantir uma vida longa e feliz. Se você quer seguir esse costume, aproveite as receitas que a Lig-Lig (rede especializada em comida chinesa) preparou sem carne (estão logo abaixo).

2º dia – Os chineses valorizam muito seus antepassados porque reconhecem que eles são a base de tudo o que têm e são. No segundo dia do ano novo, portanto, eles rezam para seus antepassados e para todos os seus deuses. O segundo dia também é especial para os animais, porque é o dia em que se comemora o aniversário de todos os cães da China!

3º e 4º dias - São dias muito especiais também porque filhos que não veem seus pais esforçam-se para estar com eles e os homenagear. Quem já não tem seus pais vivos presta homenagens mesmo assim.

5º dia – Este dia é chamado de Po Woo e ninguém visita ninguém, porque visitas podem trazer má sorte para ambas as partes. No Po Woo, a tradição manda ficar em casa para acolher o Deus da Riqueza. Somente do 6º ao 10 º dia começam as visitas a parentes e amigos e também aos templos, para rezar por saúde, prosperidade, boa sorte...

7º dia – Este é considerado o dia de aniversário de todos os seres humanos. É dia de comer macarrão para promover a longevidade. Quer participar desta tradição? Confira a receita da Lig-Lig abaixo!

8º e 9º dias – A noite do oitavo dia é especial: à meia-noite, reza-se para o Deus do Céu (Tian Gong), enquanto o nono dia é dedicado a realizar oferendas ao Imperador de Jade.

10º ao 13º dia – Os chineses realizam verdadeiros banquetes nestes dias, com familiares e amigos, sempre nos jantares. Depois, no 13º dia, para limpar o organismo após tanta comilança, alimentam-se apenas de mostarda e arroz.

14º - Este dia é totalmente dedicado aos preparativos do Festival da Lanterna da noite seguinte. Crianças e adultos preparam os enfeites, que encherão o céu de luz e cor.

15º dia – É nesta noite que se realiza o famoso Festival da Lanterna. Cada povoado e cidades fazem o ritual conforme suas posses, sendo comuns desfiles típicos, feiras, apresentações artísticas e muita música, que culmina na ascensão das lanternas ao céu.

Leia Mais:

2015 será o ano da cabra no calendário chinês

Últimas notícias