Cool e quente: alfaiataria com ares despojados

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 28/11/2014 às 15:17
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Com seus recortes estruturados e caimento mais alinhado ao corpo, as peças de alfaiataria datam de muito tempo, ainda na Idade Média, quando os reis recorriam aos famosos alfaiates para criarem roupas feitas sob medida e que procuravam valorizar as proporções de uma determinada silhueta. Com o passar dos anos, essa arte deixou de ser simplesmente o ofício desses profissionais para ser sinônimo de elegância e sofisticação, tornando-se as queridinhas de grandes estilistas como Giorgio Armani e Coco Chanel.

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Atualmente, as peças de alfaiataria ganham um segundo significado, seguindo as características do prêt-à-porter: roupas que podem ser facilmente encontradas no mercado da moda e que, embora não sejam feitas especialmente sob medida, mantêm a qualidade e a modelagem da alta costura, sendo a escolha certeira para usar tanto no ambiente de trabalho quanto em locais mais descontraídos, conferindo bossa ao look despojado.

Saia alfaiataria Refazenda

Para a estilista Magna Coeli, à frente da Refazenda, os itens que compõem esse estilo são extremamente versáteis e carregam uma influência street que promete ser tendência na próxima temporada. “Tudo vai depender, entretanto, da escolha das peças”, é o que diz Magna Coeli, estilista da marca, pois para ela, calças, saias e vestidos com cortes e caimentos variados são essenciais na hora de fazer um composé bem-sucedido e cheio de charme.

A camisa básica, branca ou azul clara, que já virou ícone do estilo normcore, também chega com força para o verão 2015, indo da composição mais tradicional, com corte clássico à mais feminina, com saia de cintura alta bem marcada e sapatilha. “O blazer de alfaiataria é outra opção que funciona bem com saias e até mesmo vestidos, fazendo com que o visual fique menos óbvio”, pontua Coeli.

_DSC0678

Além disso, a tendência é um prato cheio para quem quer se manter estilosa no verão recifense, onde as altas temperaturas não permitem montagens muito elaboradas para o dia a dia. Assim, uma ótima forma de conferir mais elegância ao look casual é trocar o famoso short jeans por um de tecido mais fino, como o linho, que transmite charme e personalidade sem perder o conforto e o frescor necessários para a estação.

Últimas notícias