Nuts em diferentes versões

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 18/09/2014 às 18:08
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Castanha de caju e do pará, nozes, macadâmia, amêndoas, amendoim, pistache e avelã. Mesmo puros, sem nenhum acompanhamento, os chamados nuts fazem sucesso em todo o mundo. Saborosos, caracterizam-se também pela versatilidade e em qualquer prato ficam com sabor marcante e delicioso.

Foto: Reprodução/Internet Foto: Reprodução/Internet

As Nuts contêm teores consideráveis de fitoesteróis, sendo o ?-sitoesterol o componente principal. Os fitoesteróis apresentam estrutura química similar ao colesterol, e por isso, podem inibir sua absorção intestinal e reduzir a fração LDL e o colesterol total. O consumo elevado desses elementos está associado com a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como de próstata, esôfago, estômago e cólon. Há quem diga que elas são gordurosas, mas Andreia Maranhão, cardiologista do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), esclarece: “realmente elas são calóricas. Possuem em média 600 kcal em 100g de alimento. No entanto, essa gordura contribui para o aumento do colesterol ‘bom’, chamado HDL, e este ajuda a eliminar o ‘ruim,’ o LDL”.

Filé de peixe, molho de limão, batata sauté e arroz de castanhas. Foto: Migué/Divulgação Filé de peixe, molho de limão, batata sauté e arroz de castanhas. Foto: Migué/Divulgação

Mas nada de exageros. As oleaginosas são um lanche prático e versátil, porém é preferível evitar comê-las como se fossem pipoca. A boa notícia é que elas costumam provocar rápida sensação de saciedade A chef e consultora da Sabor de Beijo, Sofia Mota, dá dicas de como aproveitar o melhor das nuts nas refeições. “Se você não resiste a comer o saquinho inteiro, evite as oleaginosas como lanche. Acrescente os grãos no almoço ou jantar, como ingrediente de saladas ou arroz, por exemplo", explica.  Ela ainda complementa: "Como ninguém é de ferro, pode-se aproveitar as nuts também em tortas e docinhos, mas, claro, consumindo em pequenas porções”.

Torta Pistache. Foto: Sabor de Beijo/Divulgação Torta Pistache. Foto: Sabor de Beijo/Divulgação

Últimas notícias