Convidados de peso na final da Copa do Mundo, no Rio

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 11/07/2014 às 11:59
Cristina Kirchner, Angela Merkel e Joachim Gauck. Fotos: reprodução
Cristina Kirchner, Angela Merkel e Joachim Gauck. Fotos: reprodução

Chefes de Estado, celebridades, atletas consagrados e ícones da televisão se preparam para vir ao Brasil assistir ao grande jogo da final da Copa do Mundo, neste domingo (13), no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. A disputa entre a seleção alemã, tricampeã, e o time da Argentina, bicampeão, promete fortes emoções e presenças ilustres em campo.

A chanceler e o presidente da Alemanha, Angela Merkel e Joachim Gauck, vão acompanhar a partida de sua Mannschaft (apelido do time alemão) de perto na capital fluminense. Já a presidente argentina, Cristina Kirchner, cancelou sua viagem ao País da Copa e não vem torcer pelos craques da Albiceleste (apelido da seleção argentina). Ela enviou, ontem (10), um comunicado oficial à presidente Dilma Roussef, informando que sofre de uma inflamação da garganta e gostaria de passar a data próxima à sua família.

Cristina Kirchner, Angela Merkel e Joachim Gauck. Fotos: reprodução Cristina Kirchner, Angela Merkel e Joachim Gauck. Fotos: reprodução

Vladmir Putin, presidente da Rússia, que sediará o próximo Mundial em 2018, confirmou sua vinda ao Brasil para assistir ao jogo da final da Copa do Mundo, já há um bom tempo, no dia 20 de junho. De acordo com o porta-voz do Kremlin, o dirigente visita o País também para participar da cúpula dos Brics, que acontecerá em Fortaleza, depois do torneio.

O presidente russo Vladimir Putin O presidente russo Vladimir Putin. Foto: reprodução

Ainda no ramo da política, vários outros chefes de Estado confirmaram presença na final. O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte; da Hungria, Viktor Orbán; de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar; da África do Sul, Jacob Zuma; e da Finlândia, Alexander Stubb, estarão presentes no evento. Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, ditador da Guiné Equatorial desde 1979, é um convidado do governo brasileiro que gerou polêmicas.

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo. Foto: reprodução Teodoro Mbasogo é o líder africano que está há mais tempo no poder. Foto: reprodução

Rafael Correa, presidente do Equador; Ali Bomgo Ondimba, presidente do Gabão; Joseph Kabila, presidente da República Democrática do Congo; e o emir do Catar, Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani, também serão recebidos pelo governo brasileiro. Todos os dirigentes se reunirão num almoço com Dilma, antes do jogo.

Dilma e o equatoriano Rafael Correa. Foto: Alan Marques/Folhapress Dilma e o equatoriano Rafael Correa. Foto: Alan Marques/Folhapress

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, também vai conferir de perto o jogo de sua seleção contra os argentinos. Ele chegou no Brasil nesta quinta-feira (10) para visitar a estrutura da sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro, e conhecer o planejamento esportivo da instituição para os Jogos Olímpicos de 2016.

Thomas Bach. Foto: Heitor Vilela/COB Thomas Bach. Foto: Heitor Vilela/COB

O chef inglês Jamie Oliver, à frente de programas de culinária no canal GNT, anunciou sua primeira visita ao Brasil, no Instagram. O comunicado foi feito na manhã desta sexta-feira (11), através da foto publicada de uma passagem de Londres para o Rio de janeiro. "Aos meus queridos irmãos e irmãs brasileiros o dia chegou! Estou indo para o Brasil pela primeira vez... Estou tão animado! Quando eu era criança, eu sonhava em vir... De qualquer forma, eu estou triste. O Brasil não está na final da Copa do Mundo, mas eu vou assistir ao jogo final com emoção que devo apoiar o Brasil. Grande amor, Jamie Oliver", escreveu Jamie em português.

O chef Jamie Oliver O chef Jamie Oliver. Foto: reprodução

Segundo o site da ESPN, o jogador de basquete LeBron, consagrado com o terceiro vice-campeonato da NBA este ano, vem assistir à disputa da final no Rio de Janeiro. O americano não informou se seria diretamente do estádio ou de outro lugar, mas chega ao País depois de uma temporada de férias nos Estados Unidos.

LeBron. Foto: reprodução LeBron. Foto: reprodução

O ator Ashton Kutcher está no Brasil desde o jogo das semifinais entre a seleção canarinha e a alemã, na última terça-feira (8). O americano assistiu à partida ao lado do apresentador Luciano Huck e não deu muita sorte ao time brasileiro. Na última quinta-feira (11), ele postou uma foto descontraída no Instagram, explorando as paisagens cariocas.

Ashton Kutcher. Foto: reprodução/Instagram Ashton Kutcher. Foto: reprodução/Instagram

Quem também já está em solos brasileiros na preparação para se apresentar no Maracanã, dia 13, é a cantora Shakira. Ela chegou nesta quinta-feira (10), por volta da 1h30 da madrugada, carregando o filho Milan no colo, ao aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Em entrevista ao programa Despierta America, ela se emocionou ao comentar sobre seu show na final. "É graças ao público que eu vou. Não estava nos planos. Por vários motivos, não seria possível que eu cantasse na final. Acho que as pessoas insistiram tanto que vão me levar até lá. Estou muito feliz", disse. Shakira cantará ao lado de Ivete Sangalo.

Shakira e Milan chegam ao Brasil. Foto: AgNews Shakira e Milan chegam ao Brasil. Foto: AgNews

Últimas notícias