A fase praiana de Romero de Andrade Lima

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 19/03/2014 às 7:15
DSC_4601 FOTO:

DSC_4492 Romero de Andrade Lima pelas lentes de Felipe Ribeiro/JC Imagem

Romero de Andrade Lima mudou de endereço temporariamente. Ele trocou por algumas semanas o seu ateliê no charmoso Poço da Panela, bairro que, aliás, considera ideal para o trabalho de um artista, por Candeias. Numa tarde à beira-mar, com o sol já querendo baixar, ele recebeu a equipe do Social1 para falar dos seus novos trabalhos: uma montagem teatral do Auto da Compadecida e a série de pinturas que intitulou de Praianas.

DSC_4520 Esta é a paisagem que tem inspirado Romero de Andrade Lima

DSC_4515 O artista e a beira-mar de Candeias

Toda a família de Romero costuma veranear nessa praia de Jaboatão dos Guararapes; alguns estabeleceram residência fixa por lá. O tio e padrinho, o escritor Ariano Suassuna, é um dos que, de tempos em tempos, passa uma temporada por lá. O mestre do Armorial foi figura fundamental em sua formação. Foi frequentando a casa do escritor, local de encontro de vários artistas na década de 70, que Romero deu os primeiros passos para se tornar quem é hoje: pintor, escultor e diretor de teatro. “Era uma casa muito cheia de arte e tinha muito ensaios e encontro de artistas. Desde essa época, eu comecei a fazer uns desenhos e mostrar a tio Ariano; sempre influenciado pelas conversas que eu ouvia lá”.

DSC_4596 Na instalação em que se transformou um dos quartos da casa em Candeias

DSC_4589

Hoje, aos 57 anos, Romero, cuja carreira de fato começou aos 23 anos, dedica-se a homenagear o célebre tio e umas das suas mais famosas obras, Auto da Compadecida, que em 2015 completa 60 anos. Junto ao grupo paulista mambembe Circo Branco, com o qual trabalha há 21 anos, prepara nova montagem do texto, utilizando recursos audiovisuais, teatro, música, bonecos e oito atores em cena.  A peça, explica, é, na verdade, uma cantoria em formato de cordel. “Como ele fez o texto originalmente baseado nesse tipo de folhetim, eu quis andar para trás e fazer uma homenagem ao texto com espírito de cordel. É simples como uma cantoria de feira”, explica.

DSC_4572 O artista plástico mostra os bonecos de barro de Ariano Suassuna e da Compadecida

Romero esculpiu em barro os bonecos-personagens do Auto e que entram em cena de acordo com a uma tradição oriental em que o intérprete fica aparente. Com eles, vai criando, montando e filmando cena-a-cena, com câmera caseira e jogando no Youtube. O primeiro, com seis minutos, já está no ar, no canal da Olíndia Filmes, que ele criou. “É uma coisa experimental e envolve todas as técnicas que a gente vem trabalhando A ideia é ir fazendo os fragmentos e ir juntando. No final de 2015 pretendo fazer uma apresentação maior com os atores e bonecos misturados. Depois que eu conseguir um apoio, trago para o Recife”, diz.

DSC_4616 A Compadecida, Jesus, Ariano, Chicó e João Grilo, personagens do Auto da Compadecida

A estreia acontecerá em São Paulo, no teatro Brincantes, do multiartista Antônio Nóbrega, na Vila Madalena. A parte musical é um trabalho coletivo. Todos, atores e diretor, contribuem. “A gente pega melodias de domínio público, normalmente nordestinas, e encaixa o texto de Ariano lá. Como é também a tradição dos cantadores de cordel, você pega a base melódica e vai mudando a letra de acordo com a necessidade”

DSC_4558 Romero de Andrade Lima pinta a paisagem da praia de Candeias

Paralela a este trabalho, a pintura continua presente e está espalhada por toda a casa. Atualmente, Romero de Andrade Lima tem como inspiração a paisagem que vê todos os dias quando acorda: a praia. “Ainda estou rabiscando, mas quero fazer uma referência direta ao mar e lançar exposição no segundo semestre deste ano”. Ele, porém, não é de se prender a um tema só. "Gosto de passear pelo meu repertório, às vezes alguém me pede para fazer uma releitura de uma obra de alguma fase minha e pinto", afirma. E dá pra ver na casa de Candeias a quantidade de temas que ali habitam a julgar pelo rascunho de um painel em que Romero faz releituras de músicas dos beatles e que devem virar uma série também.

Últimas notícias