Patacho: paraíso para o verão

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 13/01/2014 às 15:13
Paisagens de Patacho encantam
Paisagens de Patacho encantam

Piscinas mornas e água cristalina são os cartões postais de Patacho. Fotos: Divulgação Piscinas mornas e água cristalina são os cartões postais de Patacho. Fotos: Divulgação

O Social1 começa hoje uma série com dicas de destino para você curtir da melhor forma o verão. Minha primeira sugestão é a praia de Patacho, em Alagoas. Um lugar paradisíaco, quase intocável, onde o mantra é relaxar, relaxar, relaxar.... O mar com águas mornas e cristalina conjuga perfeitamente com areia finíssima e o melhor: ninguém por perto. Não é à toa que essas combinações de fatores elegeram Patacho como uma das cinco mais bonitas praias do Brasil segundo o Guia 4 Rodas.

Piscinas naturais quando a maré está baixa Piscinas naturais quando a maré está baixa

A aventura já começa na estrada. Vindo do Recife, Patacho fica a 110km, cerca de 2h de carro, tendo que, obrigatoriamente, pegar uma balsa logo após alguns quilômetros em estrada de paralelepípedo/barro em Japaratinga. O visual do rio Manguaba é incrível e você já começa a se desacelerar do mundo...

Praias desertas são um encanto Praias desertas são um encanto Foto: www.praiadopatacho.com.br/DIvulgação

A vila ainda possui construções antigas, coloridas e povo amistoso. Um dos pontos turísticos é o Farol, construído em 1940. A vista é deslumbrante.  Há, pertinho de lá, o rio Tatuamunha, localizado no povoado homônimo. O seu encontro com o mar cria um estuário, chamado de Boca do Rio, onde há a presença de peixe-boi, símbolo da cidade, e local de estudo do Ibama.

Outro passeio é andar e descobrir as vizinhas Lages, Porto de Pedras... Vale ressaltar que em todos esses locais deve-se levar água + lanche; não será possível comprar nada por lá. Não há comércio na praia. Tudo deserto.

A ordem é relaxar e aproveitar A ordem é relaxar e aproveitar. Foto: www.praiadopatacho.com.br/Divulgação

Engraçado - e ótimo, vale ressaltar, que, mesmo à beira-mar, não há aquela necessidade de mansões ou grandes construções, lembrando à arquitetura urbana. Mesmo as casas boas seguem uma padrão único: cimento chamuscado e paredes brancas. A ordem é ser simples, rústico e aconchegante.

Pousada do Patacho é uma das opções de descanso Pousada do Patacho é uma das opções de descanso

A hospedagem segue a linha alto padrão e isso não significa resorts gigantescos ou espigões e muito concreto. O menos, aqui, é mais. O lugar é tranquilo e a ideia é desacelerar. Tudo, porém, é criativo, elaborado e feito com amor. Aconselho a Pousada do Toque, sempre na lista dos melhores opções de descanso, e a Pousada do Patacho, ideal para dias a dois.

Restaurante se utiliza de ingredientes caseiros e orgânicos Restaurante se utiliza de ingredientes caseiros e orgânicos

A gastronomia é um capítulo à parte. Ingredientes frescos e orgânicos fazem parte do leque de opções. Com a presença de vários gringos que se apaixonaram pelo local e deixaram a vida no Velho Continente por algo mais pacato, não deixe de ir ao No Quintal, uma comidinha caseira que utiliza alimentos naturais e orgânicos, o da pousada Xué (um italiano divino) e um bistrô francês na Pousada Patacho.

Mais informações no site www.praiadopatacho.com.br de onde pegamos as fotos acima.

Últimas notícias