Os ganhadores do Prêmio Machado de Assis

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 02/07/2013 às 15:29
DESTAQUE O escritor mineiro Silviano Santiago ganhou o prêmio pelo conjunto da obra
DESTAQUE O escritor mineiro Silviano Santiago ganhou o prêmio pelo conjunto da obra

A Academia Brasileira de Letras (ABL) anunciou na noite desta segunda (1º) os vencedores do Prêmio Machado de Assis 2013, para obras publicadas em 2012. Entre os premiados, estão Silvano Santiago, pelo conjunto de sua obra, Antonio Cícero (Poesia), pelo livro Porventura; Lya Luft (Ficção, Romance, Teatro e Conto), pelo título O tigre na sombra; Pedro Meira Monteiro, com Correspondência entre Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, e Lúcia Bettencourt, com O banquete, dividem o prêmio na categoria Ensaio, Crítica e História Literária; Luiz Raul Machado, por As 17 cores do branco (Literatura Infanto-Juvenil); e Caetano Waldrigues Galindo (Tradução), pela belíssima tradução de Ulysses. O Prêmio Francisco Alves, dado a cada 5 anos para a melhor monografia sobre o ensino fundamental no Brasil, foi para José Rogério Fontenele Bessa, pelo Atlas linguístico do Estado do Ceará.

DESTAQUE O escritor mineiro Silviano Santiago ganhou o prêmio pelo conjunto da obra DESTAQUE O escritor mineiro Silviano Santiago ganhou o prêmio pelo conjunto da obra

Criado em 1911, o Machado de Assis é um dos principais prêmios literários do país. A entrega será no dia 18 de julho (quinta-feira), às 17h, em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon, na sede da ABL, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a ABL comemora seus 116 anos de fundação. O orador oficial será o acadêmico Antônio Carlos Secchin.

Últimas notícias