[Opinião] - A nova temporada de Game of Phones

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/09/2017 às 17:53
Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP FOTO: Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

O evento desta terça (12) da Apple me lembrou muito a sétima temporada do seriado da HBO, Game of Thrones. Bom, divertido, com novidades, mas sem surpresa nenhuma é igualmente frustrante. Dá para fazer um paralelo do que está acontecendo com GoT e com a Apple, pois ambos têm problemas parecidos.

Os dois são referências em seus segmentos, extremamente populares, mas têm sofrido com a falta de criatividade. Se você é a ponta de lança da inovação por tantos anos, como se superar a cada nova edição, sem cair na mesmice?

Leia mais

iPhone X: Face ID promete, mas falha na demonstração

GoT e Apple ainda sofreram com a perda de suas mentes geniais: George R. R. Martin, autor dos livros que baseiam a série, que partiu para terminar sua obra e viu os episódios da TV passarem o enredo que tinha planejado; e o grande Steve Jobs, falecido em 2011, principal mola propulsora de criatividade na indústria.

Assim como a sétima temporada de GoT, quem viu os “spoilers” vazados do iPhone X também não teve surpresa nenhuma com o lançamento. Aí você pode reclamar: “mas você foi atrás das informações, não pode reclamar que não se surpreendeu”. A questão não é essa.

No evento, Tim Cook lembrou uma frase que Jobs gostava, atribuída ao jogador de hóquei Wayne Gretzky, “eu patino para onde o disco vai, e não para onde ele esteve”. A questão é que, nos tempos de Jobs, era a Apple que conduzia o disco e dava o passe pro resto do mercado.