iPhone X: Face ID promete, mas falha na demonstração

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/09/2017 às 16:33
Foto: Justin Sullivan / Getty Images / AFP
Foto: Justin Sullivan / Getty Images / AFP FOTO: Foto: Justin Sullivan / Getty Images / AFP

"O futuro do smartphone", foi o que disse Tim Cook ao apresentar o iPhone X durante o evento de novidades da Apple, que aconteceu em Cupertino, nos Estados Unidos. Assim como os rumores previam, a "tela infinita", o Face ID e a extinção do botão inicial são as maiores novidades do celular. Ele vai custar US$ 999 nos Estados Unidos com a pré-venda iniciada no dia 27 de outubro e vendas em novembro.

LEIA MAIS

»  Apple apresenta iPhone 8 e outras novidades

» iPhone X: o que esperar do evento da Apple

A tela de Super Retina é de 5.8 polegadas com dimensões de 2436 x 1125. Segundo Phill Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, a Tela OLED é mais desenvolvida do que as disponíveis em questão de brilho e precisão das cores. A bateria vai durar duas horas a mais do que o iPhone 7 e o novo smartphone da Apple também virá com carregador sem fio, assim como no iPhone 8. O telefone estará disponível nas cores cinza e prata. O armazenamento será de 64 GB e 256 GB.

Face ID do iPhone X

No começo de tudo, desbloquear o iPhone significava em deslizar, depois veio o touch ID que precisava das nossas digitais, mas o iPhone X trouxe a mais nova novidade: o reconhecimento facial.

O Face ID propõe identificar o rosto do dono do celular mesmo se ele utilizar óculos, chapéu ou boné, por exemplo. No entanto, durante a demonstração, o Face ID não reconheceu Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, que mostrava o funcionamento da ferramenta.

Vários sensores prometem dar conta do novo recurso e todos eles estão disponíveis no canto superior do smartphone: Microfone, câmera frontal, câmera infravermelha, sensor de proximidade, sensor de luz ambiente, microfone e outros.  O Face ID não estará restrito ao celular em si, ele poderá ser utilizado em outros aplicativos, assim como acontece hoje como Touch ID.  Mas, para desbloquear o celular, só olhando diretamente para a tela.

Outra novidade são os animojis: uma evolução dos emojis que conhecemos. Com o Face ID será possível animar o emoji e gravar áudios que farão parte da animação. No entanto, eles só estão disponíveis para o iMessage.

O botão lateral do novo iPhone terá algumas funções do botão frontal, que deixa de existir com a tela infinita.

Câmera

Na traseira, a câmera do iPhone X na verdade será composta por duas de 12 megapixels (f/1.8 + f/2.4) com sensores mais rápidos e um novo filtro de cores. Nesta versão, uma das novidades é a dupla estabilização da câmera.  Os efeitos de iluminação são variados e, diferentemente de outros celulares com a mesma tecnologia no mercado, podem ser aplicados em tempo real.

Também há um efeito interessante, que destaca o rosto e escurece ao redor, e vários desses efeitos devem estar disponíveis na câmera frontal. Vídeos em 4k e uma melhora na captura de som também são outras características do smartphone vanguardista da Apple.

 

Confira as especificações dos iPhone 8, 8 Plus e X:

Ilustração: NE10