Ataque a provedor de internet afeta o Twitter e o Spotify

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/10/2016 às 13:12
hack FOTO:

AFP

Alguns dos maiores serviços de internet, incluindo Twitter, Spotify e Amazon, apresentaram problemas de acesso nesta sexta-feira na costa leste dos Estados Unidos devido a um ataque informático contra um provedor de serviços de internet americano.

A empresa Dyn, que administra o tráfego da internet, disse que sofreu um ataque distribuído de negação de serviço, conhecido como DDoS (Distributed Denial of Service, em inglês) no seu servidor de nome de domínio pouco depois das 11h GMT (9h de Brasília).

Os servidores de nome de domínio (DNS) são um elemento fundamental da infraestrutura da internet: eles convertem os endereços IP (números) nos nomes de domínio que permitem aos usuários se conectarem a sites da internet.

Leia mais:

Ataques no Facebook fazem 10 mil vítimas em dois dias

Pelo menos 500 milhões de contas do Yahoo! foram hackeadas em 2014

Um DDoS é um ciberataque onde um hacker faz com que vários computadores acessem um determinado site ao mesmo tempo, sobrecarregando o sistema e fazendo com que o serviço saia do ar. O serviço foi restaurado dentro de duas horas, mas cerca de três horas depois a empresa disse novamente que estava combatendo um ciberataque.

"Nossos engenheiros continuam trabalhando para mitigar este problema", disse a Dyn no seu site por volta das 17h GMT (15h de Brasília).

O ciberataque impediu milhões de usuários de internet de acessarem os sites de grandes empresas online, como Netflix e Reddit, assim como o site de comércio eletrônico Etsy e o site desenvolvedor de softwares Github, de acordo com relatos da mídia.

O site Gizmodo disse que tinha recebido relatos de dificuldades de acesso em sites de meios de comunicação, incluindo a CNN, The Guardian, Wired, HBO e People, assim como o serviço de pagamento on-line PayPal. Dyn, sediada em New Hampshire, disse que o ataque teve o seu servidor de nome de domínio como alvo, causando interrupções e lentidão.

Scott Hilton, vice-presidente-executivo de produtos na Dyn, disse em um comunicado na manhã de sexta-feira que um "ataque global DDoS" tinha sido lançado contra a sua infraestrutura Managed DNS na costa leste dos Estados Unidos.  Um mapa publicado pelo site downdetector.com mostrou inicialmente interrupções de serviço no Level3 Communications, um grande provedor de serviços de internet, em grande parte da costa leste dos Estados Unidos e no Texas.

Mais tarde, as áreas afetadas se espalharam para partes do Centro-Oeste e da Califórnia. Mapas similares dos sites da Netflix e do Twitter mostraram zonas de interrupção na Europa.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) disse à AFP que estava monitorando a situação. "Estamos cientes e investigando todas as causas potenciais", disse o porta-voz do DHS Gillian Christensen.

O Amazon Web Services, que hospeda alguns dos sites mais populares da internet, incluindo Netflix e Airbnb, disse em seu site que tinha resolvido problemas às 13h10 GMT, mas que começou a enfrentar outros problemas semelhantes três horas mais tarde em uma região diferente.